Conferência Regional aborda segurança Alimentar e Nutricional em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Conferência Regional aborda segurança Alimentar e Nutricional em Porto União


19 de junho de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Porto União promoveu nesta quinta-feira, 18, a 1ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no Clube 25 de Julho. Participaram do encontro os profissionais de organizações governamentais e não governamentais interessados em auxiliar na formulação de diretrizes para políticas e ações na área da segurança alimentar e nutricional. O tema abordado foi: Comida de Verdade no Campo e na Cidade.

O evento marcou também a integração entre os demais municípios da região da Amplanorte, que ainda não possuem o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional atuante. Da região apenas Mafra e Canoinhas já tem o conselho municipal formado.

A abertura da Conferência foi realizada pelo prefeito de Porto União, Anízio de Souza. Ele destacou a importância do encontro. “É muito gratificante ver todos reunidos para se aperfeiçoar e colaborar para a melhoria do tema em destaque, discutindo as ações a serem seguidas pelos municípios daqui para frente”, enfatizou.

A participação da Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos e da Fala (Apadaf) de Porto União no evento foi um dos destaques. O grupo apresentou com a linguagem dos sinais (libra) o Hino Nacional e mais uma apresentação.

Após, a assistente social Zenilda Lemos de Souza, coordenadora municipal de segurança alimentar e nutricional de Canoinhas, proferiu uma palestra enfatizando os detalhes primordiais para a formação de um conselho nessa área.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante a tarde três eixos enriqueceram a discussão entre os grupos

 

Eixo1 – Comida de verdade: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

 

Eixo 2 – Estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito local, regional, estadual, nacional e internacional.

 

Eixo 3 – Aperfeiçoamento e ampliação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.

 

Estiveram presentes na abertura também o presidente da Câmara, Almir Borini; os secretários Municipais  Marcos Vieira (Social), Paulo Buch (Administração) e Bento Trindade Junior (Educação); a presidente Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Canoinhas, Lucilda Grein;  a nutricionista e presidente do Colegiado de Nutrição da Amplanorte, Luzia de Fatima Bialeski; representante da Rede Ecovida de Ecologia de Santa Catarina e Cooperativa Comsol, Aires Niedzielski; presidente do Colegiado de Gestores e Técnicos da Assistência Social dos Municípios da Amplanorte, Wianey Teles dos Santos; Suelen Adur Wogeinaki, gerente regional de Assistência Social da SDR Canoinhas.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]