Cruz Machado realiza Feira Regional do Gênero e Geração » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado realiza Feira Regional do Gênero e Geração


21 de julho de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceira com o Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), Prefeitura de Cruz Machado e Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (Apmi), promoveu nesse sábado, 18, na comunidade Rio das Antas, a 1ª Feira Regional do Programa Gênero e Geração. O encontro reuniu mais de 400 mulheres da agricultura familiar do município.

O evento contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, deputado Estadual Hussein Bakri, representante do deputado Federal Assis do Couto, presidente do Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (Infocos), Vanderley Ziger, presidente da Unicafes, Nilceu Kempf, presidente da Cresol Cruz Machado, Luis Gilson Siepko, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Silvio Kazenoh, coordenadora do Programa Gênero e Geração na Região Centro Sul, Rosa Boyko Szaykowski, diretora da Secretaria de Mulheres da Unicafes, Janete Rottava, vereadores, secretários municipais e a população em geral.

A Feira Regional contou com exposição de artesanatos e produtos de comercialização da região, palestras de motivação, valorização e importância da mulher na agricultura familiar, apresentação de teatro do Grupo Lúminus, exposição e degustação de receitas produzidas pelas mulheres durante as atividades do Gênero e Geração, certificação dos grupos do programa, entre outras atividades.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o prefeito, o desenvolvimento das ações do projeto é uma parceria histórica que a administração municipal construiu no município. “Estamos abrindo novos horizontes para centenas de mulheres da nossa agricultura familiar. Também estamos levando uma importante oportunidade para as comunidades no interior, em que as mulheres estão aprendendo novas receitas e também diversificando a fonte de renda das famílias, por meio da comercialização dos produtos”, acredita Szaykowski.

O Gênero e Geração contam em Cruz Machado com 10 grupos, que envolve mais 400 mulheres. O objetivo ainda para este ano é formar novos grupos e em comunidades que ainda não receberam o projeto. As atividades são desenvolvidas em parceria entre a Cresol e a Prefeitura de Cruz Machado. As ações envolvem atividades de cursos de artesanato, culinária, palestras de motivação, entre outras ações. “O curso veio para fortalecer o trabalho em grupos, comunidades, associações, cooperativas e principalmente para valorizar o trabalho da mulher da agricultura familiar, que são as mulheres guerreiras”, comenta a coordenadora do projeto na Região Centro Sul, Rosa Boyko Szaykowski.

O Programa tem como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando o potencial, o trabalho e a identidade da mulher e do jovem, promovendo sua participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos e também resgatar os conhecimentos e estratégias tradicionais a partir das experiências das gerações.

Com o projeto também é possível a organização de grupos produtivos, que irão trabalhar a agregação de valor e geração de renda. Todas as ações têm como objetivo transformar o conhecimento do público alvo, levando a eles diferentes alternativas de geração de renda e também a valorização profissional dos seus trabalhos. As ações desenvolvidas desenvolve a elevação da autoestima dos participantes e as atividades são aplicadas em grupos compostos por mulheres e adolescentes, que residem nas comunidades do interior do município e também em grupos na cidade.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo a diretora da Secretaria de Mulheres da Unicafes, por meio do programa as entidades trabalham com que as mulheres entendam o potencial delas, a capacidade de cada uma e que elas tornem-se mais participativas nas comunidades e nas entidades. “Aqui no município de Cruz Machado, o projeto está sendo destaque no Paraná, está com um trabalho adiantado e com uma inclusão muito boa com a união das entidades”, conta Janete Rottava.

A multiplicadora do grupo das vovós no distrito de Santana, Ana Milczuk, conta que no dia dos encontros do projeto as mulheres chegam sorrindo. “O Programa Gênero e Geração trouxe um incentivo para nossas mulheres, porque hoje a mulher precisa ser motivada. Porque às vezes, só dentro de casa, ficando com as suas receitinhas e com suas coisas básicas, não motiva ela. Nos cursos do programa, elas têm o momento de descontração, alegria e conversa”, acredita.

Para a senhora Lucia Koczyla, não há palavras para explicar como que o programa mudou a vida dela e de outras mulheres. “Nós nos preocupamos em fazer coisas diferentes, em aprender coisas novas e isso é muito bom para nossas vidas. No grupo a gente já trabalhou com massas, também fizemos bolos, bolachas, salgados, vários tipos de culinárias. Tudo muito maravilhoso. Todas as receitas são especiais”, conta com um sorriso no rosto.

Via Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]