Sábado é dia de vacinação contra a Hepatite B em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Sábado é dia de vacinação contra a Hepatite B em Porto União


24 de julho de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir de sábado, 25, acontece à campanha de vacinação contra a Hepatite B, em Porto União. O dia será marcado pelo atendimento específico de uma equipe na unidade central da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, e na próxima semana, até sexta-feira, 31, a vacinação será levada para todos os postos de saúde do município.

A mobilização tem a orientação da Secretaria de Estado da Saúde e será desenvolvida em Porto União pelo setor da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde. O secretário da Saúde, Jair Giraldi, estará coordenando todo esse trabalho.

A Secretaria da Saúde trabalha de forma constante com orientações à população, com a realização dos testes rápidos da hepatite e com o acompanhamento de pacientes já diagnosticados. A orientação da secretaria do estado é que, além disso, na semana nacional das hepatites sejam intensificadas as ações voltadas à conscientização e vacinação.

“Estaremos realizando o teste rápido da hepatite, a vacinação, orientações sobre a doença, sobre como fazer para se prevenir do vírus, distribuição de folders e materiais com a parceria dos agentes de saúde também”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Porto União, Maria Inês Stonoga.

“A campanha está disponível para todos. Os recém-nascidos já saem da maternidade com a primeira dose da vacina (são três) e depois são realizadas as outras. Crianças, adolescentes, adultos e idosos que ainda não receberam a imunização devem receber a vacina”, explica. Para isso, é importante levar a carteirinha de vacinação. “Se não estiver na carteirinha que as três doses foram aplicadas, a orientação é conversar com um profissional de saúde para verificar cada caso”, diz.

A imunização será aplicada somente nas unidades de saúde. O pedido é para que as pessoas aproveitem o sábado para realizar a imunização e buscar as orientações necessárias.

 

Quanto às formas de contágio, as hepatites podem ser classificadas em dois grupos:

 

– fecal-oral (vírus A e E): a contaminação depende de condições de saneamento básico e água, além de higiene pessoal e dos alimentos;

– sanguínea (vírus B, C e D): assim como o HIV, a transmissão pode ocorrer pelo sexo desprotegido; ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam; ou de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Via Comunicação Prefeitura de Porto União

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]