O livro Pancrácio, de autoria de Otávio Linhares, foi o tema do debate realizado pelo Clube do Livro, com o apoio da Prefeitura de Porto União, através da Secretaria de Cultura e Turismo, Câmara de Vereadores, Biscoitos Finos Produções Artísticas e Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus União da Vitória.
Alunos do curso de Letras da Unespar leram o livro e na noite de terça-feira, 28, tiveram a oportunidade de debater o tema do livro com o autor da obra na sala de reuniões da Câmara de Vereadores de Porto União. Pancrácio é sobre um homem que não se sabe o seu nome nem idade, que é extremamente duro consigo mesmo e desgostoso com o mundo. Não apenas o fracasso com as mulheres é visível em sua fala, mas um esfacelamento maior da sua existência.
“Vamos ver o que os alunos acharam do livro, e conversar um pouco com o autor do livro. O tema não é nenhum pouco linear e tem uma leitura bastante moderna e interessante” destacou a integrante do Clube do Livro, Margarete Sá.
O vereador Christian Martins participou da abertura do evento e destacou a importância da cultura para a população. “O que seria de um povo sem a sua história e sua cultura. O município de Porto União está investindo muito em cultura e é isso que a gente espera. Sabemos que o município tem áreas prioritárias, como saúde, educação e infraestrutura, mas a questão cultural também é importante. Aqui os alunos da Unespar estão tendo a oportunidade de discutir o livro diretamente com o autor, isso é muito bom”, falou o vereador.
Para o autor do livro essa oportunidade de ser convidado para um evento como esse é uma forma de reconhecimento do seu trabalho. “Eu acho muito bom dialogar com o leitor, pelo menos ouvir o que ele tem a dizer, independente de ser bom ou ruim. O livro foi lançado em 2013 e é uma novela de 44 capítulos que narra à trajetória de um dia da vida de um homem focando em seus desgastes e o texto não é uma narrativa linear, é em forma de prosa poética”, explica o autor.
O secretário de Cultura e Turismo destacou a união do poder público e de outras entidades para proporcionar esse evento, que traz a oportunidade dos leitores em conhecer e conversa com autores de diversos livros. “A Secretaria apoia esses eventos realizados pelo Clube do Livro, para o desenvolvimento da cultura em nosso município. O Delbrai fez o convite ao autor e demos todo o apoio logístico para Otávio Linhares fazer esse debate sobre o seu livro”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, José Carlos Gonçalves.
Via Comunicação Prefeitura de Porto União