Para melhor atender os alunos da rede municipal de ensino e contribuir para o desenvolvimento educacional, a Prefeitura de Cruz Machado, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está oferecendo atendimento gratuito de fonoaudiologia aos alunos que apresentam dificuldade de fala, leitura ou escrita. O atendimento fonoaudiólogo feito com as crianças já tem apresentado excelentes resultados, conseguindo melhorar a qualidade de ensino e contribuindo para o desenvolvimento escolar e social dos estudantes.
A atuação da fonoaudióloga Ana Paula de Lima Rodrigues é ampla e de grande importância no processo educacional. Além do acompanhamento com os alunos, são realizados trabalhos com os educadores, no sentido de utilizar técnicas que os auxiliem de uma maneira diferenciada na prática, assim que são capazes de detectar possíveis distúrbios e fazer o devido encaminhamento.
A fonoaudiologia escolar visa o acompanhamento do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, que estão em uma fase importante da aprendizagem. A cada ano entram e saem alunos e sempre haverá uma grande demanda para o atendimento especializado. O trabalho aplicado aos anos iniciais é importante para que não haja futuramente dificuldades de aprendizagem. “Os pais, as escolas e os professores agradecem por proporcionarmos o atendimento da fonoaudióloga em nosso ensino educacional. Principalmente em saber que alguns alunos já receberam alta do atendimento, que tiveram todo o seu processo de aprendizagem avaliado e apresentaram um importante progresso no ensino”, comenta a secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam.
A fonoaudióloga também atendeu os alunos durante as férias de janeiro e julho. “Eles têm mais autonomia, alguns tinham vergonha por falar e escrever errado. As crianças ganharam mais confiança perante aos alunos na sala de aula, trazendo mais confiança, mais motivação para a vida escolar e também para a vida pessoal”, conta a fonoaudióloga Ana Paula de Lima Rodrigues.
Muitas crianças possuem timidez por apresentarem problemas na fala e que, consequentemente, prejudica a vida escolar. O atendimento é iniciado pela avaliação dos professores, que repassam os casos às equipes pedagógicas, que avaliam os alunos que necessitam de atendimentos e em seguida a fonoaudióloga realiza a avaliação especializada. Os alunos também recebem atendimentos na sala, por meio de orientações que a fonoaudióloga passa aos professores para trabalharem atividades durante as aulas. “Também trabalhamos com os professores, por meio de palestras, sobre como trabalhar a voz e os distúrbios de aprendizagem escolar. Outra ação que também desenvolvemos é a orientação aos pais, em que muitas vezes o causador daquele sintoma vem de casa. É um trabalho conjunto entre os profissionais da escola e com a família”, explica a fonoaudióloga Ana Paula.
Um dos exemplos do atendimento fonoaudiólogo é da estudante Maryelle Vitória Machado, da Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota, que apresentava dificuldade na troca de letras, por causa de problemas na fala. Ela era tímida em sala de aula e após o atendimento está conversando mais, se expressando mais e também melhorou a escrita e a expressão de ideias.
Para a professora Eloise de Fátima Bunhak o atendimento da fonoaudiologia contribuí muito para o aprendizado escolar, principalmente em produção de textos, em que os alunos, com problemas na fala, apresentavam dificuldades. “Nós vemos que o que eles falam errado, acabam escrevendo errado. Alguns eram retraídos, não se expressavam em sala de aula, sentiam vergonha em fazer leitura em voz alta. Com o trabalho da fonoaudiologia escolar, percebemos um grande diferencial na evolução dos nossos alunos no ambiente escolar”.
Ainda segundo a professora, a partir do momento em que o aluno consegue pronunciar corretamente, ele fala melhor, deixa a timidez de lado e absorve melhor o conteúdo escolar. “Eles estão conseguindo se expressar melhor nas atividades escolares, a produção de textos é coerente, a escrita melhorou, nem se compara com a dificuldade que eles tinham antes do atendimento fonoaudiólogo”, explica Eloise.
Para a mãe da Maryelle, Susimara Machado da Silva, tudo mudou na vida da família após o atendimento fonoaudiólogo. “Antes dela ir à fonoaudióloga, nos percebíamos a dificuldade dela em se comunicar, na escrita e na leitura. Mas, não sabíamos como resolver esse problema e tínhamos uma preocupação com essa situação. Durante o atendimento da fonoaudióloga, nós, em casa, percebemos o processo de evolução no pronunciamento das palavras e no comportamento. Agora ela consegue se expressar bem”, conta feliz pelo atendimento que a filha recebeu.
Para a pedagoga da Escola Municipal Prefeito Boleslau Sobota, Silvana Rockenbach, o atendimento especializado para a aprendizagem escolar é importantíssimo. “A dificuldade da fala acaba dificultando a escrita. Percebemos que os nossos alunos evoluíram após o atendimento da fonoaudióloga, principalmente na parte pedagógica, que conseguimos analisar um importante progresso educacional. Também apresentaram melhoras nas expressões fisicamente e estão mais comunicativos na escola e em casa”, analisa.
Segundo a secretária de Educação e Cultura, a importância do atendimento fonoaudiólogo, tanto para a aprendizagem, quanto para o desenvolvimento da criança, representa um grande avanço que a Educação de Cruz Machado conquistou. “As escolas estão percebendo um importante e significante desenvolvimento pedagógico, com a rapidez no desenvolvimento das crianças que antes apresentavam algum tipo de dificuldade. Essa evolução, eu só tenho que agradecer a administração municipal por ter acatado o nosso pedido e nos ajudado a ter o trabalho de uma profissional de fonoaudiologia, que era um sonho de muitos anos em nosso município”, agradece.
A profissional foi contratada por meio de processo licitatório, de credenciamento, para fazer atendimento exclusivo nas escolas municipais, com os professores, equipes pedagógicas e alunos. Somente a profissional é a única responsável pelo atendimento nas escolas municipais.
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.