Missa dos 98 anos de Porto União é realizada » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Missa dos 98 anos de Porto União é realizada


2 de setembro de 2015

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Neste mês de setembro, a cidade de Porto União completa seus 98 anos de Emancipação Politica e Administrativa. E para marcar este aniversário, vários eventos culturais estão programados para a comunidade participar.

Para iniciar, na manhã desta terça-feira, às 8h, foi feito o hasteamento da Bandeira do Brasil, na praça Hercílio Luz, no centro da cidade. Já na parte da noite, uma missa de ação de graças foi realizada na Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias, onde a comunidade compareceu em massa, além do prefeito Anízio de Souza do vice-prefeito Aloisio Salvatti e dos secretários e colaboradores do poder público.

A abertura da santa missa foi com a entrada do padre da paróquia, o senhor Valdir e de autoridades com as Bandeiras do Brasil, Santa Catarina e de Porto União. Durante a cerimônia religiosa, os colaboradores da Prefeitura entraram com os equipamentos utilizados no dia a dia.

Ao final da missa, o prefeito foi convidado para fazer o uso da palavra e destacou a união do povo. “A nossa cidade é abençoada por Deus, pois temos um povo que nunca desiste dos sonhos e de ajudar quem mais precisa. Eu como prefeito da cidade com muito orgulho junto com a minha equipe estamos trabalhando a cada dia para a nossa cidade poder crescer. Parabéns Porto União Cidade Amiga”, disse o prefeito.

Antes de o padre fazer a benção final, o Hino de Porto União foi entoado, onde a comunidade presente cantou com muito orgulho o refrão “Porto União cidade amiga…”.

 

Exposição no castelinho:

 

Já às 20h30, as autoridades deixaram a Igreja Matriz de Porto União e foram até a Casa Cultural Aníbal Khury “Castelinho”, onde foi feito a apresentação do filme que conta um pouco da história de um dos artistas da pintura, o então saudoso Amadeu Bona.

No local, o prefeito com o vice e os secretários puderam ver o filme e os projetos de Amadeu Bona.

“Quero parabenizar a família do Amadeu Bona pelo trabalho de resgatar a história e colocar esta exposição para a comunidade conhecer um pouco mais da história desta personalidade, que fez muitos trabalhos que são reconhecidos em várias partes do Brasil e do mundo”. Disse o prefeito de Porto União Anízio de Souza.

O neto de Amadeu Bona, Caio Bona, fez questão de agradecer o poder público de deixar a família utilizar o Castelinho para mostrar o trabalho do saudoso avô.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Personalidade:

 

Amadeu Bona nasceu em 13 de setembro de 1925, na localidade de Doutor Pedrinho, no Vale do Itajaí. Em 1934, passou a residir em Rio dos Cedros, onde recebeu os primeiros ensinamentos escolares. Estudou no Seminário São Paulo, em Ascurra e em 1942 passou a trabalhar como entalhador em uma indústria de artefatos de madeira, em São Bento. Dois anos depois, veio para Porto União, onde trabalhou como desenhista em uma indústria também de artefatos de madeira. Aqui, constituiu família e uma vasta obra que hoje é conhecida não só no Brasil, mas também no exterior. Artista incansável pintou milhares de quadros, tendo como tema principal a natureza dos campos gerais, elemento que fez dele o “pintor dos pinheirais”. Amante das artes em geral, com interesse especial pela música e pela pintura, Amadeu Bona foi reconhecido ainda em vida sendo homenageado pelos municípios de Porto União e União da Vitória, bem como por instituições locais. Com várias exposições na região do vale do Iguaçu e fora dela, Bona saiu do carpo físico em dezembro de 2000, mas continua vivo em cada obra que produziu.

 

Serviço:

 

Exposição: Amadeu Bona: 90 anos em esboço;

Data: 25 de agosto até 16 de setembro;

Local: Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho);

Endereço: Rua Coronel Belarmino n° 435;

Horário: 9h às 12h e das 14h às 17h de segunda à sexta-feira.

Entrada gratuita;

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]