Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas

Escute a rádio

Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas


18 de setembro de 2015

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nessa quarta-feira, 16, aos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), uma visita às escolas multisseriadas do município.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo visitou sete escolas multisseriadas pelo interior de Cruz Machado. A ação faz parte das atividades do Pnaic, referente aos assuntos abordados nos cadernos, que trabalham textos sobre a educação do campo e das escolas multisseriadas.

A visita também contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, e da secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam. Segundo a coordenação do Pacto em Cruz Machado, participaram as duas turmas do projeto, que são orientados pela Marlei Mitura e Zenilda Vieira de Lima Presznhuk. As escolas receberam a equipe com muito carinho e com apresentações. Assim, os professores tiveram um dia com muitas reflexões, conhecendo um pouco mais da realidade do campo e da importância da valorização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. São 39 professores atendimentos pelo Pacto em Cruz Machado e o programa oferece formação contínua.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças até 3º ano do ensino fundamental. O curso presencial qualifica professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Com duração de 120 horas por ano, a metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.

Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento, e na segunda, de 2014 a 2015, em matemática. O terceiro ciclo, que será desenvolvido de 2015 a 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]

Bazar Maria das Vitórias tem início na próxima sexta-feira em Porto União

O bazar acontece no Pavilhão da Igreja Matriz de Porto União No próximo final de semana tem início o Bazar Maria das Vitórias, no pavilhão da Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias de Porto União. O bazar acontece a partir da sexta-feira, 03, das 14h às 19h. Já no sábado, 04, será das 09h às […]