Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas

Escute a rádio

Professores de Cruz Machado visitam escolas multisseriadas


18 de setembro de 2015

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nessa quarta-feira, 16, aos professores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), uma visita às escolas multisseriadas do município.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grupo visitou sete escolas multisseriadas pelo interior de Cruz Machado. A ação faz parte das atividades do Pnaic, referente aos assuntos abordados nos cadernos, que trabalham textos sobre a educação do campo e das escolas multisseriadas.

A visita também contou com a presença do prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, e da secretária de Educação e Cultura, Oliveti Brautigam. Segundo a coordenação do Pacto em Cruz Machado, participaram as duas turmas do projeto, que são orientados pela Marlei Mitura e Zenilda Vieira de Lima Presznhuk. As escolas receberam a equipe com muito carinho e com apresentações. Assim, os professores tiveram um dia com muitas reflexões, conhecendo um pouco mais da realidade do campo e da importância da valorização.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. São 39 professores atendimentos pelo Pacto em Cruz Machado e o programa oferece formação contínua.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O terceiro ciclo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa tem como objetivo a alfabetização de todas as crianças até 3º ano do ensino fundamental. O curso presencial qualifica professores das redes públicas da educação básica que lecionam em turmas do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Com duração de 120 horas por ano, a metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros são conduzidos por orientadores de estudos, que são professores das redes públicas a que os alfabetizadores estão vinculados.

Na primeira etapa do Pacto, de 2013 a 2014, os professores receberam formação em letramento, e na segunda, de 2014 a 2015, em matemática. O terceiro ciclo, que será desenvolvido de 2015 a 2016, vai abordar as demais áreas do conhecimento de forma integrada, com o objetivo de promover a educação integral das crianças. Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania.

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]