1ª Pedalada Ecológica é realizada em Porto União

Escute a rádio

1ª Pedalada Ecológica é realizada em Porto União


24 de setembro de 2015

Os alunos da Escola Germano Wagenfhüir realizaram na tarde desta terça-feira, 22, a 1ª Pedalada Ecológica para marcar o Dia Mundial Sem Carro. 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com saída da Escola, a pedalada passou pelas principais ruas de Porto União e teve a sua chegada a praça Hercílio Luz onde foi realizada uma aula de zumba.

A ideia é que a população troque o carro pela bicicleta pelo menos por um dia, contribuindo assim para a diminuição da poluição gerada pelos veículos automotores, que são um dos causadores dos gases de efeito estufa.

O Dia Mundial Sem Carro foi instituído na França na década de 90, com objetivo de conscientizar e incentivar a diminuição do uso de automóveis para reduzir a emissão de gás carbônico. O movimento já conquistou adesão de diversas cidades em vários países.

Para o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), César Viganó, mesmo nas cidades pequenas, como Porto União, o grande fluxo de veículos já ocasiona congestionamentos em determinados locais e horários. “Já experimentamos problemas que antes eram vistos somente pela televisão e em grandes cidades. Hoje em nossa cidade já podemos conviver com o congestionamentos em alguns horários e locais. Tudo isso devido ao aumento de veículos em contra ponto com a impossibilidade do aumento das vias urbanas e a dificuldade de expansão delas. Queremos incentivar mais meios alternativos de transportes sustentáveis como a bicicleta. Para isso, precisa imperar o respeito entre os usuários, as regras estão postas, basta respeitá-las”, destacou Viganó.

O vice-prefeito Aloísio Salvatti prestigiou o evento destacando a importância dessa iniciativa dos jovens. “Em nome da administração municipal quero parabenizar pela atitude de iniciar esse evento. É importante conscientizar as nossas crianças, pois são elas o nosso futuro. Precisamos usar mais os meios alternativos de transporte”, falou Salvatti.

Essa iniciativa da Pedalada Ecológica surgiu com os alunos Caique Orloski, Michele Adriane Tomki, Nayara Lourenço de Souza, Guilherme Castro, Gabriel Gajdeczka dos Santos ao lado da diretora Maria Peixoto. Os alunos fizeram parte das Comissões de Justiça, Educação, Meio Ambiente e Orçamento da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), dentro do projeto Parlamento Jovem, onde no mês de julho, puderam apresentar e discutir junto aos deputados estaduais os projetos na Alesc.

Entre os projetos apresentados pelos alunos de Porto União, um deverá virar lei em breve, que é o Dia Estadual da Pedalada Ecológica, que deverá ser realizado sempre no dia 22 de setembro. O projeto foi aprovado na Alesc e deve ser enviado ao executivo estadual para sanção.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]