Cruz Machado conquista 1º lugar em Concurso

Escute a rádio

Cruz Machado conquista 1º lugar em Concurso


11 de novembro de 2015

 

O município de Cruz Machado conquistou o 1º lugar do Paraná no 2º Concurso de Receitas Cultivando Sabores da Roça. A ação foi promovida pela União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), por meio do Programa Gênero e Geração.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A ganhadora foi a agricultora Monica Siepko, da comunidade Palmital, na categoria salgado, com a receita de Escondidinho de Mandioca. O concurso teve como finalidade de ampliar a valorização dos grupos de mulheres rurais, fortalecer o reconhecimento de seus produtos e consolidar a auto-organização das mulheres cooperativistas. A comissão julgadora avaliou as receitas que possuíam o maior número de ingredientes da agricultura. Cruz Machado participou com várias receitas e conquistou o 1º lugar do Paraná.

O “Programa Gênero e Geração” tem como objetivo fortalecer as relações familiares, valorizando o potencial, o trabalho e a identidade da mulher, promovendo sua participação na unidade familiar, na cooperativa e nos grupos produtivos e também resgatar os conhecimentos e estratégias tradicionais a partir das experiências das gerações. O programa está sendo desenvolvido em Cruz Machado em várias comunidades do município.

O projeto envolve 800 mulheres e objetivo ainda é de formar novos grupos e em comunidades que ainda não receberam o programa. As ações envolvem atividades de cursos de artesanato, culinária, palestras de motivação, entre outras ações. “O curso veio para fortalecer o trabalho em grupos, comunidades, associações, cooperativas e principalmente para valorizar o trabalho da mulher da agricultura familiar, que são as mulheres guerreiras”, comenta a coordenadora do projeto na Região Centro Sul, Rosa Boyko Szaykowski.

 

Confira a receita vencedora.

 

Escondidinho de Mandioca

 

Ingredientes

4 xícaras de mandioca cozida

1 colher de sal

1 xícara de cebola

½ xícara de salsinha

½ xícara de cebolinha

1 colher de banha

 

Recheio

½ kg de carne moída

2 tomates

1 xícara de milho verde

1 cebola

2 dentes de alho

1 colher de banha e refogar

 

Modo de Preparo

Amassar a mandioca, refogar o tempero e misturar, colocar uma parte de mandioca na forma e por o recheio e cobrir com a outra parte da mandioca.

 

Veja a lista completa das ganhadoras:

 

CATEGORIA SALGADO

 

1º lugar: Monica J. Siepko

Prato: Escondidinho de Mandioca

Município: Cruz Machado – Região Centro

 

2º lugar: Terezinha de Jesus Pilar

Prato: Pão de Mandioca

Município: Francisco Beltrão – Região Sudoeste

 

3º lugar: Marli Maria Reck

Prato: Panqueca de Beterraba

Município: Matelândia – Região Oeste

 

CATEGORIA DOCE

 

1º Lugar: Ana Maria Deon Bertolini

Prato: Pão de Mel

Município: Candói – Região Centro

 

2º Lugar: Neiva Luiza Salvalaggio

Prato: Bolo de Amendoim

Município: São Miguel do Iguaçu – Região Oeste

 

3º Lugar: Grupo de Mulheres Batalhadoras

Prato: Trança de Batata

Município: Ampere – Região Sudoeste

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]

Bazar Maria das Vitórias tem início na próxima sexta-feira em Porto União

O bazar acontece no Pavilhão da Igreja Matriz de Porto União No próximo final de semana tem início o Bazar Maria das Vitórias, no pavilhão da Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitórias de Porto União. O bazar acontece a partir da sexta-feira, 03, das 14h às 19h. Já no sábado, 04, será das 09h às […]

Porto Vitória terá Casamento Comunitário no mês de julho

A Prefeitura Municipal de Porto Vitória, por meio da Secretaria de Assistência Social em uma parceria com o programa Justiça no Bairro do Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR irá promover um casamento comunitário. Casais interessados em oficializar sua união devem fazer a inscrição na sala do CRAS a partir do dia 29 de […]