Cultura Polonesa abre exposição em Porto União

Escute a rádio

Cultura Polonesa abre exposição em Porto União


12 de novembro de 2015

A exposição tem obras feitas por mulheres da etnia polonesa das cidades de Porto União da Vitória.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União realizou mais uma parceria para o desenvolvimento das etnias que fazem parte da cultura de Porto União. Desta vez foi com a cultura polonesa que está presente nas cidades gêmeas e fazem um belo trabalho em prol de ajudar a comunidade.

As mulheres desta cultura estão a cada dia mais mostrando o seu talento através de belas pinturas e montagem de mosaico, mas estas mulheres não fazem esses trabalhos para deixar em casa é para mostrar a comunidade o talento que tem.

Pensando nisso, a senhora Ludmila Pawlowski, natural da Polônia, mas que reside em Porto União da Vitória há dois meses viu que estas mulheres tem o dom de fazer o trabalho e em uma ação rápida conversou com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, para fazer uma exposição.

Com data, horário e local confirmados, na noite dessa quarta-feira, 11 de novembro, as portas da Secretaria de Cultura foram aberta para a exposição dos trabalhos das Mulheres Poloneses.

O evento contou com a presença do prefeito da cidade de Porto União, Anízio de Souza, que parabenizou as mulheres pelos belos trabalhos e disse que sua administração tem o dever de mostra e dar espaço para todas as culturas mostrar o seu talento.

 

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves destacou que a etnia Polonesa tem a sua parte da criação das cidades de Porto União da Vitória e principalmente de valorização da cultura do seu povo.

 

A exposição conta com várias obras como de pessoas, flores, objetos e da história de um povo que faz com que a cultura seja fortificada.

Em entrevista para a Rádio Colmeia, a senhora Ludmila Pawlowski, falou que os trabalhos são feitos por mulheres com 25% ou 50% de sangue polonês. Outro ponto destacado foi sobre um evento que Ludmila participou na Polônia sobre cultura, onde foi utilizada uma palavra, “Flores”, que significa que todas as mulheres são uma flor especial.

Finalizando a entrevista Ludmila fez o convite para a comunidade visitar a exposição que esta na Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União.

 

A exposição tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União em uma parceria com a Associação Cultural Polska Brasiliana Karol Wojtyla.

Exposição em fotos:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]