Cultura Polonesa abre exposição em Porto União

Escute a rádio

Cultura Polonesa abre exposição em Porto União


12 de novembro de 2015

A exposição tem obras feitas por mulheres da etnia polonesa das cidades de Porto União da Vitória.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União realizou mais uma parceria para o desenvolvimento das etnias que fazem parte da cultura de Porto União. Desta vez foi com a cultura polonesa que está presente nas cidades gêmeas e fazem um belo trabalho em prol de ajudar a comunidade.

As mulheres desta cultura estão a cada dia mais mostrando o seu talento através de belas pinturas e montagem de mosaico, mas estas mulheres não fazem esses trabalhos para deixar em casa é para mostrar a comunidade o talento que tem.

Pensando nisso, a senhora Ludmila Pawlowski, natural da Polônia, mas que reside em Porto União da Vitória há dois meses viu que estas mulheres tem o dom de fazer o trabalho e em uma ação rápida conversou com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, para fazer uma exposição.

Com data, horário e local confirmados, na noite dessa quarta-feira, 11 de novembro, as portas da Secretaria de Cultura foram aberta para a exposição dos trabalhos das Mulheres Poloneses.

O evento contou com a presença do prefeito da cidade de Porto União, Anízio de Souza, que parabenizou as mulheres pelos belos trabalhos e disse que sua administração tem o dever de mostra e dar espaço para todas as culturas mostrar o seu talento.

 

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves destacou que a etnia Polonesa tem a sua parte da criação das cidades de Porto União da Vitória e principalmente de valorização da cultura do seu povo.

 

A exposição conta com várias obras como de pessoas, flores, objetos e da história de um povo que faz com que a cultura seja fortificada.

Em entrevista para a Rádio Colmeia, a senhora Ludmila Pawlowski, falou que os trabalhos são feitos por mulheres com 25% ou 50% de sangue polonês. Outro ponto destacado foi sobre um evento que Ludmila participou na Polônia sobre cultura, onde foi utilizada uma palavra, “Flores”, que significa que todas as mulheres são uma flor especial.

Finalizando a entrevista Ludmila fez o convite para a comunidade visitar a exposição que esta na Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União.

 

A exposição tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto União em uma parceria com a Associação Cultural Polska Brasiliana Karol Wojtyla.

Exposição em fotos:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]