Decretado situação de emergência na agricultura de Porto União

Escute a rádio

Decretado situação de emergência na agricultura de Porto União


15 de dezembro de 2015

O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, realizou uma reunião com os integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil, na manhã de segunda-feira, 14, no gabinete, para discutir sobre a decretação da situação de emergência no município, devido as chuvas intensas. Estiveram presentes também os vereadores Paulo Kovalski e Gildo Masselai.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As variações climáticas sentidas em toda a região Sul do Brasil ocasionaram nos últimos meses períodos longos de chuvas intensas, o que tem prejudicado muito o setor agrícola. Somente no Planalto Norte Catarinense os municípios de Mafra, Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Itaiópolis já decretaram ou pretendem decretar a situação de emergência pelo mesmo motivo.

A administração pensa na situação de emergência como um aporte caso o agricultor precise de um auxilio maior. “O que pode favorecer lá na frente de repente um incentivo fiscal, uma renegociação de dívidas, uma situação que favoreça principalmente o setor agrícola de Porto União”, confirma o coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski. Segundo ele ainda está mantida a previsão para os próximos dois meses de muita chuva. “Segundo a Epagri é possível que tenhamos um período de chuva se estendo até fevereiro de 2016, acima da média normal”, diz.
O coordenador municipal da Defesa Civil, Adhemar Lírio, a reunião serviu para apresentar a situação aos integrantes da Defesa Civil. “Depois de apresentada a situação, optamos por fazer o decreto, para que no futuro o agricultor possa ter esse respaldo comprovando a situação e buscar um aporte para ver a questão de seus financiamentos”, explica Lírio.

O secretário de Agricultura, Roberto Bonfleur, relatou os prejuízos já registrados por meio da Secretaria e da Epagri no munícipio. “É uma perda muito grande no setor agropecuário, mais de 20% de todo o movimento econômico está perdido, com possibilidade agravamento. Já está passando o prazo do zoneamento agrícola, os produtores não conseguiram plantar, as lavouras estão muito ruins, há perdas no leite, perdas em frutas, perda no mel, perda em todos o produtos e com isso há a necessidade de decretar a situação de emergência”, comenta Bonfleur. “Calculamos que os prejuízos já ultrapassam os 16 milhões em Porto União”, confirma. “Esse decreto faz parte de um procedimento normal que o município deve adotar quando as perdas ultrapassam um determinado valor, então a necessidade está presente e a maior preocupação é a continuidade de um tempo não muito propício ao setor agrícola e isso fará com que as perdas aumentem em nosso município”, finaliza.

O vice-prefeito Aloisio Salvatti, também Secretário de Obras do município, confirma que os prejuízos acontecem também nas estradas rurais. “Temos que ter um apoio na conservação das estradas também, pois o produtor precisa de uma boa estrada para o escoamento da produção, o munícipio não tem como manter financeiramente sozinho a manutenção das estradas, mas mesmo assim estamos trabalhando todos os dias com as máquinas para garantir um acesso bom”, destaca.

“A nossa preocupação com a agricultura é muito grande, porque como em decorrência do período chuvoso, os agricultores que conseguiram plantar não conseguiram colher; os que trabalham com as hortaliças, daqui a pouco não vão ter nem produto para oferecer; em decorrência disso convocamos a reunião da Defesa Civil para decretarmos a situação de emergência”, afirma Anízio.
Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]