Amsulpar realiza última reunião de 2015

Escute a rádio

Amsulpar realiza última reunião de 2015


17 de dezembro de 2015

Dos nove prefeitos da região Sul do Paraná, somente quatro estiveram na sede da Amsulpar, para a última reunião de 2015.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O presidente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), prefeito de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, realizou na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, a última reunião de 2015, sobre as ações da Amsulpar.

Na pauta, segundo o presidente, estavam sendo discutidos os fechados das contas do ano, assim como  das ações feitas neste ano e principalmente sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale).

Pauta 01:

O primeiro assunto discutido na manhã com os prefeitos de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, de Bituruna ,Claudinei de Paula Castilho, Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos e de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, foi a apresentação de um projeto de parceria com o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), para a disponibilidade dos cursos ajudarem nos trabalhos da Amsulpar.

Todos os prefeitos ficaram satisfeitos com o projeto apresentado pelo reitor, Alysson Fratz e pelo vice-reitor, Lúcio Passos, sobre a possibilidade da parceria entre Amsulpar e Uniuv.

Pauta 02:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A segunda reunião dos prefeitos foi sobre uma parceria também com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), aonde um importante projeto entre Crea e Prefeituras podem ser realizado em 2016, no que se diz respeito a habitação no Sul do Paraná e por que não utilizar também a parceria entre a Uniuv, com os cursos de Engenharia.

Segundo os prefeitos a ideia do CREA, é fazer uma parceria para a construção de casas mais simples no que se diz respeito a material de fácil construção (blocos) e mais rápida a entrega para moradia. Todos os prefeitos ficaram felizes com o projeto e o prefeito da cidade de Bituruna, Claudinei de Pula Castilho, destacou que na cidade biturunense tem um projeto de construção de casas rápidas feitos de compensado. Destacando que o projeto de casa rápidas em Bituruna foi ma projeto do então prefeito, Rodrigo Rossoni.

Pauta 03:

O assunto mais preocupante na reunião dos prefeitos foi sobre a situação econômica do Cisvale, pois com o baixo repasse de recursos e também do não pagamento dos valores de cada mês a situação está a cada dia pior.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na reunião, foi decidido enviar uma carta para os prefeitos que não estiveram na reunião, para informar os débitos que cada cidade tem que fazer para o pagamento, se  não haver o pagamento será necessário fazer cortes no transporte e agendamentos de consultas e exames.

Outro assunto de muita importância na saúde regional, foi sobre uma UTI Móvel para o atendimento rápido e de qualidade para a comunidade.

“Estiver em Curitiba nesta semana, aonde em conversa com o secretário do Estado da Saúde, Michele Caputo Neto,a reunião pode ser uma UTI Móvel a ser pago pelo Governo do Paraná, mas este projeto deve ser apresentado no inicio de 2016”, Disse o presidente da Amsulpar.

Ao final da reunião o presidente da Amsulpar deu como finalizado os trabalhos de 2015.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]