Aeroporto José Cleto perde transporte de vidas

Escute a rádio

Aeroporto José Cleto perde transporte de vidas


25 de janeiro de 2016

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A empresa que presta o serviço de transporte de vidas no Estado do Paraná, disse que não vem para União da Vitória, se a estrutura de segurança no aeroporto local não melhorar.

Na semana passado o chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Cesar Henrique Guzzoni, esteve participando da reunião da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), onde afirmou que a empresa que faz o transporte aéreo de passageiros para Curitiba, em estado complicado de saúde, será paralisada em União da Vitória. Segundo Guzzoni, o motivo é a invasão de animais e de pessoas na pista do Aeroporto José Cleto, no distrito de São Cristóvão.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Não é a primeira vez que as aeronaves vêm a União da Vitória e na hora de fazer o pouso ou decolagem, fazem a paralisação do procedimento, pois tem pessoas e animais sobre a pista. Na última vez que o avião veio para a cidade, foi realizado duas tentativas de pouso, mas por causa de invasão na pista o avião teve que remeter e voltar para a capital. O paciente que já estava no aeroporto local, sendo uma criança, teve que ser levada para Curitiba de ambulância em uma viagem que dourou três horas. Com o transporte de avião a viagem duraria 35 minutos.

Na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro, a equipe de reportagem da Rádio Colmeia esteve no aeroporto de União da Vitória, onde conversou com os colaborares que fazem o serviço de manutenção e limpeza. Eles confirmaram que muitas vezes a comunidade usa a pista para cortar caminho. No período de aula, os alunos cortam caminho pela pista justamente nos horários de pico, ás12h e às 17h, passando de bicicleta e em grupos.

Um dos maiores problemas do aeroporto é a falta de manutenção. No local, é possível ver vários pontos de abertura no mato que dá direto a pista. E várias partes da cerca estão cortadas e estragadas.

No final da pista não tem mais cerca e para evitar o acesso de pessoas sobre a pista, a Prefeitura de União da Vitória fez um valetão, onde é possível ver vários pontos de água parada vindo na contra mão das ações para acabar com a Dengue.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A pista do aeroporto José Cleto também está precisando de um trabalho de recape asfáltica para uma decolagem e pouso mais seguro e dentro das normas da aviação brasileira.

Em um resumo, o Aeroporto José Cleto, no distrito de São Cristóvão está abandonado, sem manutenção e segurança. E quem sai perdendo com isso não é uma ou duas pessoas, mas sim uma cidade que poderia ganhar muito em desenvolvimento.

O chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Cesar Henrique Guzzoni, falou sobre o problema no aeroporto. Disse que o assunto já está nas mãos do Ministério Público e confirmou que a empresa que faz o transporte de pacientes não vem para União da Vitória, até que seja resolvido o problema na invasão na pista.

Galeria:

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Londrina e Athletico empatam no primeiro jogo da semifinal do Paranaense

Foto:Rafael Martins/RVAC Em jogo movimentado, Londrina e Athletico empataram por 2 a 2, na noite deste domingo (15), no Estádio do Café, no primeiro jogo da semifinal do Paranaense 2026. Diante de 11.322 torcedores, o Londrina abriu o placar com André Luiz, no primeiro tempo. O Furacão, que jogou com o time aspirante, virou ainda […]

Casos de chikungunya crescem em Santa Catarina

Santa Catarina registra um avanço preocupante nos casos de chikungunya neste início de 2026. Dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que, entre janeiro e fevereiro, foram contabilizados 43 casos prováveis da doença em meio a 78 notificações — número mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2025, quando houve 20 […]

Brasil conquista a primeira medalha nas Olimpíadas de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen fez história é o  primeiro esquiador brasileiro a conquistar uma medalha olímpica. E foi de ouro! A história foi escrita em Bormio, cidade nos Alpes italianos, próxima à divisa com a Suíça. Neste sábado (14), Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha do Brasil em uma Olimpíada de Inverno. E logo a dourada. O […]