Os diretores das Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) promoveram no sábado, 13 de fevereiro, uma reunião com os agricultores familiares de Cruz Machado. O primeiro encontro teve como objetivo realizar um contato com os produtores do município, mostrando os objetivos da Ceasa e também propor o espaço de venda e comercialização para os alimentos que a agricultura familiar produz, por meio das Centrais de Abastecimento.
A Prefeitura de Cruz Machado, juntamente com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), fortalecerá essa proposta. Nas próximas semanas as entidades representativas da agricultura familiar estarão visitando a Ceasa, em Curitiba (PR), e posteriormente realizarão encontros para elaborar um projeto, que atenda as necessidades dessa possível grande conquista para Cruz Machado.
O encontro aconteceu no auditório da igreja luterana e contou com a presença do prefeito Antonio Luis Szaykowski, representantes da Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativas, Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), entre outras entidades.
“Nós, da administração municipal, vemos esta ação com uma grande possibilidade real e de extrema importância para os nossos agricultores familiares. Uma grande oportunidade, além daquilo que o município já vem realizando na prática, como os programas de aquisição direta dos agricultores para a merenda escolar”, comenta Szaykowski.
Ceasa:
As Centrais de Abastecimentos (Ceasa) tem como missão desenvolver o abastecimento com segurança alimentar e a visão de ser referência nacional em abastecimento. As centrais são destinadas à comercialização de produtos hortigranjeiros, pescados e outros perecíveis, em todas as capitais brasileiras e nas principais cidades de cada Estado, constituindo o chamado Sistema Nacional de Centrais de Abastecimento (Sinac).
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.