Com a visita técnica, os agricultores puderam conhecer como funciona o Ceasa em Curitiba, e como é trabalhado o manejo dos produtos.
Produtores rurais de Cruz Machado e de União da Vitória realizaram uma visita técnica na Ceasa de Curitiba. O grupo, formado por 27 agricultores, foi recebido por Paulo Ikeda, orientador de mercado e coordenador da equipe técnica da Ceasa Paraná, que explicou o funcionamento dos sistemas de recebimento e comercialização de hortigranjeiros junto aos mercados atacadistas e produtor da unidade.
Depois acompanhados também pelos técnicos agrícolas da Ceasa Curitiba, Paola Cristina Raksa, Ruy Alberto de Freitas Fraankenderger e Marcos Augusto Schinda, os produtores rurais de Cruz Machado e de União da Vitória, percorreram as instalações do atacado. Além de visitarem as empresas que comercializam na unidade, foram também conhecer os mercados do Produtor, de Flores, e ainda os trabalhos do Banco de Alimentos.
Segundo Osmar Scipanski, técnico da Emater de Cruz Machado, que acompanhou o grupo na visita, “muitos agricultores do município já negociam diretamente com empresas atacadistas da Ceasa Curitiba, como a Hortlev – Comércio de Hortifrutigranjeiros, que mantém boxes na unidade”.
Para o coordenador da equipe técnica da Ceasa, Paulo Ikeda, “estes contatos, dos agricultores com as empresas que atuam no atacado de hortigranjeiros, amplia os contatos e melhora o conhecimento de como funciona o mercado”. “As boas práticas de comercialização iniciam no campo com de plantio e depois na colheita, e ainda nos processos de envio para a comercialização no atacado, e a venda para o varejo”, explicou Paulo Ikeda.
Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.