Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina dia 5 de maio

Escute a rádio

Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina dia 5 de maio


5 de abril de 2016

Os agricultores do Sul do Paraná como do Norte de Santa Catarina, tem até o dia 05 de maio, de 2016, para fazer o Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme a lei 12.654/2012.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Cadastro Ambiental Rural (CAR), tem o objetivo de auxiliar a Administração Pública no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais, a lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, criou o Cadastro Ambiental Rural ou CAR.

Além de ajudar o Governo a manter um  cadastro das áreas de produção e de vegetação nativa em todo Brasil, os agricultores poderão ter mais acesso aos programas dos Governos Municipais, Estaduais e Federais.

Para tirar duvidas sobre o CAR, a equipe de reportagem da Rádio Colmeia esteve indo até o escritório Weiss e Spies Ltda, em União da Vitória, para conversar com o Engenheiro Florestal, Paulo Spies, que comentou passo a passo, sobre o que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR), como fazer, o que vai ajudar no homem do campo e o que pode acontecer se não fizer o CAR.

O que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a sua importância para o nosso agricultor?

 

Um dos fatores que deve constar no CAR, é o mapa da propriedade. Paulo falou da importância que o homem do campo tem com este mapa atualizado.

 

 

Além do mapa o proprietário da área deve apresentar uma série de documentações. Paulo Spies falou quais são estes documentos e chamou a atenção para o prazo final do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

 

Como já dito, o CAR não tem só como objetivo ajudar o Governo a saber quanto de terras são utilizadas para a produção rural e nem de terra preservado, mas sim, para dar uma visão de como pode ser ajudado o homem do campo para a liberação de recursos em projetos e assim, o agricultor ter mais fácil o acesso a estes benefícios.

 

 

Outro mapeamento que será feito, e o prazo termina no final deste ano, é o mapeamento do sistema do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

 

 

Para mais informações você pode ir ao Weiss e Spies Ltda na rua Paraná, nº 696, centro União da Vitória, ou procurar o seu Sindicato Rural de sua cidade.

http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27622-o-que-e-o-cadastro-ambiental-rural-car/

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “Cadastro Ambiental Rural (CAR) termina dia 5 de maio”

  1. Leandro disse:

    Olá pessoal da rádio Colmeia AM.
    Apoiando o cadastro do imóvel no mapa, desenvolvemos um aplicativo que permite a demarcação das camadas do CAR através do GPS do celular. É o FuraCAR. Também é possível exportar o que foi demarcado para arquivos KML e Shapefile e importar no sistema do governo. Disponível para celulares Android. Deixe-nos chegar àqueles que possam estar precisando desse serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]