“Tenho que cumprir o Limite Prudencial”, diz Souza

Escute a rádio

“Tenho que cumprir o Limite Prudencial”, diz Souza


25 de abril de 2016

No sábado, 23 de abril o prefeito de Porto União, Anízio de Souza, participou do programa de entrevistas da Rádio Colmeia, Jogo Aberto, e falou sobre os servidores públicos, a possível de greve e sobre o Limite Prudencial.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Recebi na última semana um ofício do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, se não cumprir o Limite Prudencial, Porto União, pode perder recursos. Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia.

No sábado, 23 de abril, o repórter Sailon Roberto, recebeu no estúdio do programa Jogo Aberto, o prefeito da cidade de Porto União. Anízio de Souza, que fez questão de ressaltar um dos assuntos que foi destaque na cidade. A pauta foi sobre o manifesto dos servidores públicos de Porto União, ocorrido na terça-feira, 19 de abril, na praça Hercílio Luz e na sessão da Câmara de Vereadores.

O primeiro assunto que Souza, falou que tem conhecimento da manifestação que os servidores realizaram e afirma que todos têm o direito de se manifestar. O chefe do poder executivo, falou que vem conversando com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Porto União, e que a conversação não teve fim. Segundo o entrevistado a Prefeitura realmente fez o comunicado de fazer o repasse de mais de 11% para os servidores públicos, mas devido a crise econômica que afeta o Brasil e não seria diferente Porto União, no momento não será possível fazer o acréscimo na folha de pagamento, Anízio de Souza fala sobre a manifestação e da conversa com o Sindicato dos Servidores Públicos.

 

 

Outro assunto ligado aos servidores que o prefeito de Porto União, falou foi sobre a possibilidade de a categoria fazer greve. Souza, disse que não tem dinheiro em caixa e se os servidores entrar em greve não receberá estes 11%, pois não  tem dinheiro e o pior no final de ano vão trabalhar a mais para compensar o período de greve.

 

 

Sobre o corte de contratados como cargo de confiança o prefeito falou que no inicio de sua administração a Prefeitura tinha 10 secretários municipais, hoje são sete e se cortas mais é possível que a máquina pública em serviço venha parar. Souza falou que foi enviado para a Câmara de Vereadores, um projeto para diminuir o salário do prefeito, vice-prefeito e secretários, mas o poder legislativo de Porto União, afirmou que não poderia fazer tal ato, pois no ano de 2015, foi feito a discussão e aprovação da Lei de Diretriz Orçamentária (LDO), aonde já entra o valor a ser gasto com o pagamento de salário das autoridades.

 

 

Durante a entrevista o prefeito de Porto União Anízio de Souza, fez questão de lembrar-se do seu tempo como colaborador em uma fábrica da cidade, aonde o mesmo também trabalhou para ganhar mais e até pensava em fazer greve.

Ao final o prefeito disse que vai cumprir com a sua promessa de dar aos servidores público o reajusta de 11%, mas quando a economia melhorar e a Prefeitura ter em caixa recurso por parte do Governo Federal, Governo Estadual e entrada de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

"Tenho que cumprir a determinação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, e manter o Limite Prudencial", disse Souza Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

“Tenho que cumprir a determinação do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, e manter o Limite Prudencial”, disse Souza
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Limite Prudencial:

Hoje o poder público de Porto União, está com o Limite Prudencial, na casa dos 53,9% e o ideal segundo a Secretaria de Finanças do município, seria 51,30 até 54%. Com isso o poder público da cidade está no limite.

 

 O que é a Lei:

 A Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar n º 101, de 4 de maio de 2000, regulamentou a Constituição Federal, na parte da Tributação e do Orçamento (Título VI), cujo Capítulo II estabelece as normas gerais de finanças públicas a serem observadas pelos três níveis de governo: Federal, Estadual e Municipal.

O principal objetivo da Lei de Responsabilidade Fiscal, de acordo com o caput do art. 1º, consiste em estabelecer “normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal”, estabelecendo os seguintes postulados: ação planejada e transparente; prevenção de riscos e correção de desvios que afetem o equilíbrio das contas públicas; garantia de equilíbrio nas contas, via cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas, com limites e condições para a renúncia de receita e a geração de despesas com pessoal, seguridade, dívida, operações de crédito, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar (…).

 

Fonte: http://www.portoferreirahoje.com.br

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]