Hanseníase tem cura procure o seu médico

Escute a rádio

Hanseníase tem cura procure o seu médico


19 de maio de 2016

Tem inicio no dia 23 de maio, o dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, no Estado Paraná.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira, 23 de maio, o Governo do Estado do Paraná, dá inicio ao trabalho de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase. O trabalho é feito pela Secretaria Estadual da Saúde, junto a 6º Regional de saúde de União da Vitória, que presta todo o atendimento nas cidades de General Carneiro, Bituruna Porto Vitória, Cruz Machado, Paula Freitas, Paulo Frontin, São Mateus do Sul e Antonio Olinto.

Na tarde desta quarta-feira, 18, a regional de União da Vitória, divulgou para a imprensa os dois áudios da campanha de 2016 e junto a imagem.

Acompanhe a mensagem da ação de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase.

 

Se você sabe de algum caso de Hanseníase na sua família ou de algum amigo, seja solidário e encaminhe para o Posto de saúde, mais próximo.

 

O que é Hanseníase:

 

A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873 por um cientista chamado Hansen, o nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor. Entretanto, esta é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo.

A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença. Os países com maiores incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação. Em 2011, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 33 mil casos da doença.

A transmissão do M. leprae se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.

Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]