Sábado tem teste rápido contra hepatites, sífilis e HIV

Escute a rádio

Sábado tem teste rápido contra hepatites, sífilis e HIV


9 de junho de 2016

Os testes são sigilosos, seguros, duram em torno de 15 minutos e as pessoas já saem com os resultados.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã deste sábado, 11 de junho, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória realizarão testes rápidos para diagnosticar pessoas com hepatites B e C, sífilis e HIV/aids. A ação será realizada em parceria com o Rotary Club local. A prefeitura disponibilizará os testes rápidos de sífilis e HIV e o Rotary Club os de hepatites.

A estrutura para receber as pessoas que desejarem fazer os testes rápidos será montada na Avenida Manoel Ribas, esquina com a Getúlio Vargas (em frente ao Clube Apolo). Os atendimentos serão realizados das 8h30 às 13 horas.

Conforme a diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Ester Muller, os testes são sigilosos, seguros, duram em torno de 15 minutos e as pessoas já saem com os resultados.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Dragoni, observa que, caso alguém seja diagnosticado com alguma dessas doenças, é encaminhado para tratamento, que é realizado por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde lembra que, hoje, no município, há 122 pacientes com HIV em tratamento, e 46 com hepatites.

 

Saiba mais sobre a sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa que pode ser contraída durante uma relação sexual sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Por isso, é importante que toda pessoa sexualmente ativa realize o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

 

Hepatite B

A hepatite B é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. Ela é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca os hepatócitos – as células do fígado – e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão.

 

Hepatite C

A hepatite C é causada pelo vírus VHC transmitido principalmente por sangue contaminado. A infecção pode também ser transmitida pelo contato sexual e da mãe para filho, sobretudo durante a gravidez e o parto, assim como pelo compartilhamento de seringas, agulhas ou de instrumentos para manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercing.

HIV

Já o HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Via comunicação Prefeitura de União da Vitória.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]