Ação leva informação sobre o Câncer de Boca

Escute a rádio

Ação leva informação sobre o Câncer de Boca


25 de junho de 2016

Numa parceria entre a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) Centro Universitário da cidade de União da Vitória (Uniuv), e entidades ligada à área da odontologia, foi realizado na manhã deste sábado, 25 de junho, um trabalho de orientação e exames no centro de Porto União, contra o Câncer de Boca.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na manhã deste sábado, 25 de junho, a equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Porto União da Vitória como alunos do curso de Odontologia do Centro Universitário da cidade de União da Vitória (Uniuv), 5º Batalhão de Engenharia e Combate Blindado de Porto União e várias entidades ligada com a saúde bucal, estiveram na rua Siqueira Campos, área central da cidade para mais um ação de orientação e exames contra o Câncer de Boca.

A ação teve inicio às 9h da manhã e se finalizou às 12h, onde a comunidade das cidades gêmeas puderam receber orientações básicas, mas que faz toda a diferença para se ter uma saúde bucal de qualidade.

As pessoas que fez exame gratuito e por ventura apareceu algum problema recebeu o encaminhamento para a Clinica de atendimento de Odontologia da Uniuv como da Clinica de Saúde Bucal de Porto União.

Durante o Jogo Aberto deste sábado a equipe de reportagem da Colmeia entrevisto a senhora Rosa Augusta da RFCC que falou da ação da Rede contra o Câncer e em seguida o professor da Uniuv Marcelo Tricella, falou que a comunidade deve sempre uma vez ao ano fazer uma visita ao dentista para verificar a saúde da boca.

 

 

Fatores de risco:

 

Tabagismo (cigarro industrializado, cigarro de palha, charutos, cachimbo, narguillé)

Ingestão de bebida alcoólica

Exposição solar excessiva

Infecção pelo vírus HPV (transmissão por sexo oral desprotegido)

Traumas contínuos.

 

Fique atento:

 

Manchas brancas ou manchas vermelhas;

Manchas brancas e marrons no lábio;

Inchaço ou endurecimento na boca;

Úleeras (feridas) e crostas que não cicatrizam após 15 dias;

Dificuldade para falar, mastigar ou deglutir

Caroços no pescoço;

 

Caso observe alguma alteração procure um dentista imediatamente.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de União da vitória intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de União da Vitória, por meio da Vigilância Ambiental, intensificou neste início de fevereiro as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. As equipes de Agentes de Combate às Endemias estão atuando em diversos pontos do município a partir de notificações de casos suspeitos, seguindo protocolos definidos […]

São Mateus recebe vacina contra a dengue

O município recebeu 800 doses da vacina contra a dengue, destinadas a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue (DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4). O esquema vacinal é composto […]

Familiares e amigos de Brenda fazem manifestação neste sábado

Familiares e amigos da adolescente Brenda Cristina Rodrigues estão organizando uma manifestação pacífica em homenagem à jovem e em busca de respeito, justiça e esclarecimentos. Ainda consternados com a perda, eles se unem para dar visibilidade ao pedido por respostas diante do ocorrido. O ato está marcado para o próximo sábado, dia 7 de fevereiro, […]