O tradicional evento da Paróquia São Pedro e São Paulo, que é o acendimento da Fogueira, aconteceu na noite do sábado, 9 de julho, às 19h45, com a presença da comunidade. O destaque foi à homenagem a duas pessoas que fizeram a fogueira.
São 81 anos, de tradição no bairro São Pedro, na cidade de Porto União, onde a comunidade celebra os padroeiros São Pedro e São Paulo, com uma grade festa e no auge é feita o acendimento de uma grande fogueira.
Para dar continuidade nesta tradição, na noite de sábado, 9 de julho, a comunidade se reuniu e fez o acendimento da Fogueira de São Pedro e São Paulo. O evento teve inicio às 19h45, com a formação das autoridades que fazem parte da comissão da Paróquia São Pedro e do prefeito de Porto União Anízio de Souza, como de membros da área da segurança pública da cidade. Num certo momento foram chamados os senhores Marcos Stringuini e Fernando Carneiro, que foram os padrinhos da Fogueira na edição 2016.
Depois da formação das autoridades, o padre Fábio Farias, fez a sua entrada desde a porta da igreja, até o local, onde é feito o acendimento da fogueira.
Farias fez a benção da comunidade e da Fogueira de São Pedro e São Paulo, em seguida os padrinhos da Fogueira iniciaram a contagem regressiva até ser apertado o sistema de acendimento da 81ª Fogueira de São Pedro e São Paulo de Porto União. Os convidados se encantaram com os fogos de artifícios e pôde na sequência apreciar um bom quentão como o xixo e jogar bingo.
O prefeito de Porto União conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e destacou a tradição da Festa da Fogueira e dos dois padrinhos, que são pessoas que fazem parte da comunidade.
O padre Fábio Farias, também destacou a tradição da Festa dos padroeiros São Pedro e São Paulo, e lembrou que no ano de 2015, o padrinho da fogueira foi ele que junto com sua mãe e pai fizeram o acendimento. Farias falou que os dois padrinhos da fogueira de 2016, são duas pessoas ativas que sempre estão ajudando na construção da união da comunidade, como foi na construção da fogueira e do sistema de acendimento.
Vale lembrar que neste ano a comunidade do bairro São Pedro, teve que seguir as normas do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, na construção da Fogueira de São Pedro e São Paulo. Nesta edição a fogueira foi um pouco menor, para não trazer riscos para os moradores que tem residência ao lado da Igreja.