Preço do leite em alta e o vilão é a ração

Escute a rádio

Preço do leite em alta e o vilão é a ração


14 de julho de 2016

A população vai ao mercado e se assusta com o valor da caixa ou do pacote de um litro de leite. Já no campo, o produtor também está reclamando, mas não é pelo valor do litro de leite, mas sim com o valor da ração que é servido para as vacas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O brasileiro, já está indo cada vez menos ao supermercado para fazer compras, e quando vai, fica de olho nas ofertas e nos produtos realmente necessários para o dia a dia de sua família. Um dos produtos que nos últimos dias vem assustando o consumidor é o valor do pacote ou caixa de leite UHT, que está na casa dos três reais acima.

Na semana passada, a equipe de reportagem da Rádio Colmeia pegou a estrada e foi para o interior de Bituruna, que é uma das cidades destaque na nossa região na produção leiteira. Lá, os agricultores também estão reclamando com o alto valor, mas não pelo valor do leite, mas sim, com o alto valor que está sendo comercializada a ração que serve como alimento e sustentação na produção leiteira.

Para o agricultor Jerfesson Chalus, que tem atualmente mais de 10 vacas em plena ordenhagem, a produção está muito bem, com pasto verde e animais bem cuidados, mas o que prejudica hoje na produção leiteira, é o valor da ração que é colocado para os animais terem proteína.

Já o agricultor James Nalon, destacou o valor da ração e afirmou que busca ter uma pastagem forte para a alimentação das vacas, porém, a ração é fundamental na produção. Nalon disse que sempre faz uma busca de preços e conversa com outros agricultores para comprar a ração.

“Hoje tenho comprado ração de uma empresa da cidade de Guarapuava, onde faço a compra para dois meses e consigo pagar em duas vezes, com a primeira parcela para 60 dias. Outra coisa boa, é que tenho pagado menos de um real a tonelada, junto ao frete, mas é muita pesquisa e conversação. Só que no fim, a ração está muito mais muito caro”. Disse Chalus.

Os agricultores como os clientes esperam que o governo trabalhe o mais rápido possível para equilibrar a situação econômica.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Celesc inicia campanha de arrecadação em apoio aos gaúchos

Diante da tragédia vivida pelo Rio Grande do Sul, que enfrenta a maior enchente de sua história, a Celesc inicia, nesta terça-feira, uma campanha de solidariedade com o objetivo de arrecadar doações para amparar a população gaúcha. A iniciativa, que ocorre em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, busca a contribuição não apenas […]

REFIS em vigor no Estado do Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual do Paraná, informam que já está em vigor o novo REFIS com o programa de parcelamento incentivado de créditos tributários de ICMS, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), e também dívidas não tributárias desde que inscritas em dívida ativa. […]

Seleções de General Carneiro e Paula Freitas promovem confraternização após Taça Alcides de Brito

O Campeonato de Futsal da AMSULPAR – Copa Alcides de Brito foi um sucesso e para comemorar o ótimo desempenhou as seleções de General Carneiro e Paula Freitas promoveram em seus municípios um momento para confraternizar. Em Paula Freitas, o prefeito Sebastião Algacir Dalpra promoveu um almoço com choop e costela para os atletas que […]