Motoristas participam da procissão de São Cristóvão

Escute a rádio

Motoristas participam da procissão de São Cristóvão


24 de julho de 2016

O festejo em homenagem ao padroeiro dos motoristas teve inicio na noite de sábado, 23 de julho, com uma Santa Missa da Catedral de União da Vitória e o momento alto das homenagens foi neste domingo, 24 de julho, com a procissão de São Cristóvão, saindo do centro da cidade até o distrito de São Cristóvão, para a bênção dos veículos.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O domingo, 24 de julho, foi marcado por muita fé e benção dos veículos na Igreja do bairro São Cristóvão, em União da Vitória. Como já é tradicional, a comunidade se reúne para fazer a sua homenagem e receber a benção do padroeiro dos motoristas São Cristóvão.

A programação teve inicio na noite de sábado, 23 de julho, com missa e momentos de muita fé agradecimento e pedidos que São Cristóvão, sempre esteja protegendo os motoristas em todas as vias. Já na manhã deste domingo, 24 de julho, a programação teve inicio às 7h da manhã, com uma missa na Catedral Coração de Jesus no centro de União da Vitória. Pontualmente às 8h50, a população das cidades gêmeas escutava fogos de artifícios e muita buzina, nas principais ruas de União da Vitória em sentido ao distrito de São Cristóvão, passando pela ponte Domício Scaramella, chegando em seguida na avenida Paula Freitas e até a frente da Igreja, onde todos recebiam a benção do seu veículo e também recebia o convite para almoçar com amigos e familiares na festa.

A imagem de São Cristóvão, teve caminhão aberto pelas viaturas da Polícia Militar do Paraná como do Corpo de Bombeiros de União da Vitória e ao chegar à igreja, foi colocado num pequeno caminhão azul de madeira, onde ficou direcionado para a rua numa forma de abençoar os motoristas que estão participando da procissão.

O padre Claudino, conversou com a reportagem da Rádio Colmeia, e comenta sobre a missa da manhã, a procissão e deixa o convite para a comunidade participar do almoço e do dia festivo em homenagem a São Cristóvão. O padre finaliza a entrevista abençoando todos os motoristas através da Rádio Colmeia.

 

 

História de São Cristóvão:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

São Cristovão nasceu no século III, era filho primogênito do rei de Canaã, e recebeu o nome de Ofero Relicto despertando admiração pelas suas virtudes, principalmente a delicadeza com que tratava as pessoas. Era belíssimo e sua ambição maior era a se servir um rei que fosse muito poderoso.

Cristovão passou a prestar serviços ao imperador, como guerreiro famoso e temido e passou a obedecer a Satã, cujo poder fazia o imperador se amedrontar. Relicto percebeu que acima do poder de satanás, estava a cruz, ante a qual fogem todos os demônios e Relicto de tornou cristão. Começou a viajar em busca da história do Crucificado e em uma de suas viagens encontrou um eremita que lhe contou a história.

Converteu-se, batizou-se e decidiu devotar a vida ao transporte dos viajantes que necessitassem atravessar um rio caudaloso. Certo dia, um menino pediu a Cristovão que o levasse até a outra margem. Colocou a criança nos ombros, entrou na água e começou a sentir que o peso aumentava a cada passo.

Ao chegar à margem oposta, curvado pela carga, quase morrendo afogado por seu enorme peso, ouviu do menino: “Não te surpreendas com o que aconteceu, pois comigo carregaste todos os pecados do mundo.” Só então reconheceu o pequeno viajante: era o próprio Jesus, que o mandou cravar na terra o cajado no qual se apoiava.

No dia seguinte, o cajado tinha se transformado numa palmeira. O milagre fez com que muitos se convertessem e levo Relicto Ofero a mudar seu nome para Chistophoros (Cristóvão) que em grego significa “aquele que carrega Cristo”. Retirado do calendário litúrgico católico em 1969 por ter-se dúvidas de sua verdadeira existência, São Cristóvão continua a ser venerado em todo o mundo como protetor dos viajantes e motoristas.

 

Oração de São Cristovão:

 

Bendito seja São Tiago apóstolo, que pelo conhecimento de Cristo, que é a “Luz dos Povos”, tornou-se grande apóstolo da Verdade, e que por Ele viveu e morreu. Dai-nos, ó Deus, por sua intercessão, a graça que vos pedimos. São Tiago, rogai por nos. Amém. Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio, com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre segurança na direção do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas ou adversidades que eu tiver de enfrentar, venham elas dos homens ou dos espíritos do mal. Amém.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]