O projeto Criança e Adolescente Protegidos é de autoria da Desembargadora Lídia Maejima, que esteve em União da Vitória, na noite desta terça-feira, 26 de julho, para o lançamento do projeto no Sul do Paraná. O evento aconteceu no espaço da Uniguaçu, e contou com a presença de Juiz, Promotor e do chefe do Núcleo Regional da Educação.
Na noite de terça-feira, 26 de julho, o espaço do Uniguaçu, foi palco para o lançamento de mais um importante projeto, que vem de encontro em proteção de Crianças e Adolescentes em União da Vitória, como no Sul do Paraná. O projeto denominado Criança e Adolescente Protegidos tem como autora a senhora Desembargadora Lídia Maejima.
O evento teve inicio às 19h30, com a comunidade presentes e pessoas ligadas diretamente ou indiretamente com o novo projeto em ação agora na região. A mesa de autoridades foi formada pelo senhor Juiz da Vara da Família Carlos Eduardo Mattioli, Promotor da Criança e do Adolescente Julio Ribeiro de Campos Neto, o professor e chefe do Núcleo Regional da Educação Ricardo Brunhago e da senhora Desembargadora Lídia Maejima.
O chefe do Núcleo Regional de Educação, Ricardo Brunhago, enfatizou em suas palavras o trabalho a ser realizado, onde este já é conhecido e premiado no XII Prêmio Inovare. Brunhago, também fala que as escolas de Cruz Machado e General Carneiro, serão as primeiras a receber o projeto.
O Promotor Julio Ribeiro de Campos Neto, também participou do evento de lançamento do projeto Criança e Adolescente Protegidos, e comenta sobre o trabalho da senhora Desembargadora Lídia Maejima, que já trabalhou em União da Vitória. Ribeiro salienta que o projeto tem como meta levar para a Criança e Adolescente, a oportunidade de ter o seu documento Registro Geral (RG), e não ter casos como temos hoje de pessoa idosas sem o documento de identificação.
O senhor Juiz de Direito da Vara da Família de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli, destacou o trabalho que será feito na região e enfatizou a parceria com o Curso de Direito da Uniguaçu. Segundo Mattioli, no primeiro momento todas as escolas da Rede Estadual como Municipal vão participar, sendo feito o trabalho da confecção do RG. Já escolas do interior o Governo do Paraná, vai com uma van para fazer este trabalho.
A Desembargadora Lídia Maejima, destacou dois pontos importantes. O primeiro foi explicar para os convidados e para a imprensa de como é o projeto Criança e Adolescente Protegidos, que está sendo colocada a disposição no Sul do Paraná.
O segundo momento que a Desembargadora comenta é sobre a responsabilidade do projeto Criança e Adolescente Protegidos, na nossa região será do senhor Juiz Carlos Eduardo Mattioli, junto com o Instituto de Identificação do Paraná.
O delegado chefe da 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória Douglas Carlos de Possebon, destacou de como será feito na prática o trabalho de identificação. Segundo o delegado o trabalho é feito como de qualquer pessoa, mas com um público mais novo que terá toda a atenção por parte das equipes da 4ª SDP.
O Projeto:
O Projeto Criança e Adolescente Protegidos recebeu o primeiro lugar na Categoria Tribunal do XII Prêmio Inovare uma das mais importantes premiações da Justiça do Brasil e está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado do Paraná e pelo Tribunal de Justiça do Paraná e tem como principal objetivo proporcionar segurança e proteção integrais, através da identificação biométrica a todas as crianças e adolescentes do Paraná.