Porto União “Cidade Amiga”, 99 anos

Escute a rádio

Porto União “Cidade Amiga”, 99 anos


5 de setembro de 2016

Porto União cidade amiga

Que há tanto tempo já me abriga

Quero ofertar-te esta canção

Como expressão

De bem querer.

A “Cidade Amiga”, está em festa nesta segunda-eira, 5 de setembro, pois são 99 anos, de muitas histórias, desafios e grandes momentos de um povo que faz de cada dia o sucesso deste município.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Parabéns Porto União “Cidade Amiga”, que há tanto tempo nos abriga. Hoje a nossa cidade está em festa, pois são 99 anos, de muitas lutas, desafios e grandes momentos de festa por conquistas na política, economia, esporte, saúde, educação, cultura, turismo e em várias áreas, que faz com que Porto União, seja respeitado em todo o Estado de Santa Catarina e no Brasil.

Para marcar os 99 anos, da cidade, no sábado, 3, a Prefeitura junto as várias entidades, realizaram na rua Sete de Setembro, o tradicional Desfile de aniversários, onde contou com a presença de várias pessoas, não só de Porto União, mas também da cidade vizinha de União da Vitória e de muitas pessoas de outras cidade, que aqui estavam. O Desfile teve fim às 11h, na praça Hercílio Luz, onde na Estação União, já estava acontecendo a IV Festa das Etnias, que marca a cultura dos povos que fazem a sociedade desta terra.

Já nesta segunda, 5, a programação de aniversário, teve inicio às 9h da manhã, na praça Hercílio Luz, com o Hasteamento das Bandeiras do Brasil, Santa Catarina e de Porto União, com a presença da comunidade dos alunos da Escola Coração de Maria de União da Vitória e da Banda Marcial Eugênio Schwegler, do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis.

Na praça foi entoado o Hino Nacional, como também um breve relato da história da cidade de Porto União e ao fim o Hino da nossa cidade.

Ás 10h15 teve o segundo evento em comemoração ao aniversário da cidade e ao mesmo tempo dando inicio para a contagem regressiva para os 100 anos da cidade que será em 5 de setembro de 2017, com uma grande festa. Na manhã de hoje as margens do rio Iguaçu, foi inaugurado o monumento de João Pessoa, que no ano de 1931, serviu como base para os mais diversas embarcações pararem na cidade de Porto União da Vitória. O monumento tem em sua ponta uma deusa com asa e na sua mão uma luz, que faz co que seja observado que ali é um local de parada,

O artista portuniense Roque Correia, que foi o idealizador de recuperação e criação da nova deusa, conversou com a Rádio Colmeia, e enfatizou o seu trabalho como de pesquisa horas de muito trabalho e na data de hoje, onde ele faz a entrega junto ao prefeito de Porto União Anízio de Souza e ao secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União José Carlos Gonçalves da praça e obra para a comunidade.

 

 

A família de João Pessoa foi representada pela senhora Margareth Rose Ribas, que é presidente da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), que na oportunidade agradeceu a administração pública pelo resgate histórico como também por valorizar o local, onde conta muito sobre a história do surgimento da cidade.

 

 

O secretário Municipal de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, em suas palavras destacou o momento de valorizar a nossa história e disse que este é o primeiro momento das atividades dos 99 anos como dos preparativos dos 100 anos.

 

 

O prefeito da cidade Anízio de Souza, também destacou as palavras do secretário de Cultura e disse com toda clareza, que o povo de Porto União, só terá um futuro, pois as pessoas de hoje estão fazendo o resgate da história “Pois povo sem passado, não tem futuro”, disse Souza.

 

 

O sub Tenente do Corpo de Bombeiros de Porto União Albertino Mafra, também esteve prestigiando os eventos na manhã de hoje e parabenizou a cidade pelos seus 99 anos, e enfatizou que hoje o Corpo de Bombeiros de Porto União, também está em festa, pois foi na data de aniversário da cidade que foi implantado a unidade local.

 

 

Ao fim do evento foi feito a entrega do monumento para a comunidade e a Banda Marcial Eugênio Schwegler, fez a sua apresentação.

 

 

Galeria:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]