CID Gonzaga faz ação pela paz em Porto União

Escute a rádio

CID Gonzaga faz ação pela paz em Porto União


29 de outubro de 2016

Alunos como professores da Escola Básica CID Gonzaga, de Porto União, realizaram na manhã deste sábado, 29 de outubro, uma ação pedindo paz e chega de violência na sociedade. O ato ocorreu na praça Hercílio Luz.

Alunos da Escola Básica CID Gonzada de Porto União, unidos por mais paz e chega de violência, na nossa sociedade Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Alunos da Escola Básica CID Gonzada de Porto União, unidos por mais paz e chega de violência, na nossa sociedade
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na manhã deste sábado, 29, os alunos como professores e direção da Escola Básica CID Gonzaga, de Porto União, se reuniram para uma importante ação em via pública. O ato teve inicio às 8h30, na praça Hercílio Luz, com o tema “Paz” e chega de “Violência”.

No local, a comunidade pode verificar ações em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Faculdade Uniguaçu, e os alunos sempre estavam atentos para conversar com a comunidade que se aproximava para ver os trabalhos feitos em cartaz que retratava a importância da sociedade, do esporte e dar um basta na violência, na sociedade.

Um dos convites para o evento foi à presença da Banda do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, da Área Industrial de Porto União. As crianças puderam se divertir muito com os brinquedos inflável, que foi montado na praça.

Outra parceria foi com a Polícia Militar de Porto União, que esteve com várias viaturas para destacar que a PM é uma grande parceria em prol da educação e afirmar que a violência não leva a nada. Vale destacar que a Polícia Militar, trabalha durante o ano com o Programa Educacional de Resistência ás Drogas e á Violência, (Proerd), com os alunos da Rede Estadual de Porto União.

O diretor do CID Gonzaga Sérgio Trochinski, falou que tal projeto é feito durante o ano na escola, e na manhã de hoje, foi decidido tirar do espaço de sala ou pátio, mas sim, levar para a comunidade de Porto União da Vitória. “Quero agradecer as professoras Fernanda e Roseli, por todo o apoio e incentivo em levar atividades para os nossos alunos, em destaque sobre paz e violência”. Comentou o diretor.

O projeto que aconteceu na praça é trabalhado todos os dias em sala de aula, com temas e matérias diferentes. Segundo a professora e coordenadora de projetos do CID Gonzaga, Fernanda Carla Hobi, cada professor tem a liberdade de levar a informação com o tema paz para a sua aula. “No Estado de Santa Catarina, é colocado o conteúdo de paz e violência, e nos da Escola CID Gonzaga, podemos trabalhar em várias disciplinas e conteúdo didático”. Enfatiza a coordenadora.

Durante toda a manhã, alunos, professores foram até o chafariz da praça Hercílio Luz, para cantar, declamar um poema ou até mesmo simples palavra da importância da paz em sua vida dentro de casa como na sociedade e em sala de aula com os colegas.

“Para nos professores é muito gratificante esta na praça para mostrar para a comunidade, que estamos fazendo em sala de aula e ao mesmo tempo a sociedade ver a união dos alunos em poder fazer um trabalho pedindo paz e reafirmando a palavra “não”, a violência, que está presente em nossa sociedade. O nosso objetivo é fazer com que estes jovens tenham uma clara visão da importância de cada um na vivencia na atual sociedade”. Finalizou a professora Roseli Teresinha Monte Ferreira.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]