Projeto de pecuária leiteira, de Porto Vitória, vence PER 2016

Escute a rádio

Projeto de pecuária leiteira, de Porto Vitória, vence PER 2016


7 de dezembro de 2016

Cultivo de hortaliças e melancia ficou na segunda colocação, enquanto diversificação das atividades na propriedade ocupou a terceira posição. Autores receberam uma viagem técnica internacional como prêmio. 

Foto: Comunicação sistemafaep

Foto: Comunicação sistemafaep

O jovem Gustavo Freyhardt, de Porto Vitória, 21 anos, conquistou o primeiro lugar do Programa Empreendedor Rural 2016. A melhora do cultivo de hortaliças e melancia do produtor Hezion Eduardo Naiverth, de Paula Freitas, ficou na segunda colocação.

A médica-veterinária Carolina Ferreira Porto, de Maringá, ocupou a terceira posição com o projeto “Mais renda, por favor”, que propõe uma série de ações para diversificação das atividades na propriedade. A revelação dos ganhadores ocorreu durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (2).

O projeto de Freyhardt, com o título “Investimentos em benfeitorias da leiteria visando o bem-estar e qualidade de vida da família”, busca elevar os índices de produtividade na atividade leiteira. O bem-estar animal do rebanho de 200 animais será alcançado com investimentos em equipamentos mais modernos para a sala de ordenha.

“Estou muito feliz e realizado com essa premiação. Ao longo do curso percebi o quanto a gestão faz a diferença na propriedade rural”, disse Freyhardt, quando recebeu a notícia. “O Programa projetou novos horizontes na nossa propriedade porque tivemos uma nova maneira de olhar para toda a parte que envolve a gestão, os custos de produção e as receitas da fazenda”, acrescenta.

Hezion Eduardo Naiverth, 36 anos, desenvolveu um projeto para melhorar o cultivo de hortaliças e melancia na propriedade de 47 hectares. Com o título “Otimização da produção de alimentos através de investimento em um sistema móvel de irrigação e benfeitorias”, o projeto permitiu implantar um sistema de irrigação para o cultivo da fruta. “

“Agradeço ao SENAR pela oportunidade do curso, que permitiu mudar minha visão e gestão da propriedade”, ressalta Naiverth.

Com o sugestivo título “Mais renda, por favor”, o projeto da médica-veterinária Carolina Ferreira Porto, 38 anos, conquistou o terceiro lugar. Ela desenvolveu um projeto para diversificar as atividades na propriedade de 24, 2 hectares. Ao longo do curso, Carolina trabalhou com a elaboração de seis propostas: o plantio de diversas mudas agroflorestais e de mogno e glirícidia; o cultivo de noz-pecã; a construção do corredor e a divisa dos talhões para o cultivo do fruto; a construção de galinheiro para as poedeiras e da composteira de carcaça.

“Eu não esperava ganhar esse prêmio. E se pudesse fazer, faria tudo novamente”, reforça Carolina.

 

Via: http://www.sistemafaep.org.br/

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]