Projeto de pecuária leiteira, de Porto Vitória, vence PER 2016

Escute a rádio

Projeto de pecuária leiteira, de Porto Vitória, vence PER 2016


7 de dezembro de 2016

Cultivo de hortaliças e melancia ficou na segunda colocação, enquanto diversificação das atividades na propriedade ocupou a terceira posição. Autores receberam uma viagem técnica internacional como prêmio. 

Foto: Comunicação sistemafaep

Foto: Comunicação sistemafaep

O jovem Gustavo Freyhardt, de Porto Vitória, 21 anos, conquistou o primeiro lugar do Programa Empreendedor Rural 2016. A melhora do cultivo de hortaliças e melancia do produtor Hezion Eduardo Naiverth, de Paula Freitas, ficou na segunda colocação.

A médica-veterinária Carolina Ferreira Porto, de Maringá, ocupou a terceira posição com o projeto “Mais renda, por favor”, que propõe uma série de ações para diversificação das atividades na propriedade. A revelação dos ganhadores ocorreu durante o Encontro Estadual de Empreendedores e Líderes Rurais 2016, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (2).

O projeto de Freyhardt, com o título “Investimentos em benfeitorias da leiteria visando o bem-estar e qualidade de vida da família”, busca elevar os índices de produtividade na atividade leiteira. O bem-estar animal do rebanho de 200 animais será alcançado com investimentos em equipamentos mais modernos para a sala de ordenha.

“Estou muito feliz e realizado com essa premiação. Ao longo do curso percebi o quanto a gestão faz a diferença na propriedade rural”, disse Freyhardt, quando recebeu a notícia. “O Programa projetou novos horizontes na nossa propriedade porque tivemos uma nova maneira de olhar para toda a parte que envolve a gestão, os custos de produção e as receitas da fazenda”, acrescenta.

Hezion Eduardo Naiverth, 36 anos, desenvolveu um projeto para melhorar o cultivo de hortaliças e melancia na propriedade de 47 hectares. Com o título “Otimização da produção de alimentos através de investimento em um sistema móvel de irrigação e benfeitorias”, o projeto permitiu implantar um sistema de irrigação para o cultivo da fruta. “

“Agradeço ao SENAR pela oportunidade do curso, que permitiu mudar minha visão e gestão da propriedade”, ressalta Naiverth.

Com o sugestivo título “Mais renda, por favor”, o projeto da médica-veterinária Carolina Ferreira Porto, 38 anos, conquistou o terceiro lugar. Ela desenvolveu um projeto para diversificar as atividades na propriedade de 24, 2 hectares. Ao longo do curso, Carolina trabalhou com a elaboração de seis propostas: o plantio de diversas mudas agroflorestais e de mogno e glirícidia; o cultivo de noz-pecã; a construção do corredor e a divisa dos talhões para o cultivo do fruto; a construção de galinheiro para as poedeiras e da composteira de carcaça.

“Eu não esperava ganhar esse prêmio. E se pudesse fazer, faria tudo novamente”, reforça Carolina.

 

Via: http://www.sistemafaep.org.br/

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]