Porto União 100 anos “Avós e Voz” e a "Casa do Ferro"

Escute a rádio

Porto União 100 anos “Avós e Voz” e a “Casa do Ferro”


28 de janeiro de 2017

O primeiro evento que marca os 100 anos, de Porto União, aconteceu na noite desta terça-feira, 24 de janeiro, no salão do Clube Concórdia. A primeira história foi. “Casa do Ferro” na visão do senhor Lando Rogério Kroetz.

Ponto histórico da cidade de Porto União, onde ficou a primeira empresa de veículo de Santa Catarina Ford. Antiga Casa do Ferro Foto: Marcierl Borges/ Rádio Colmeia.

Ponto histórico da cidade de Porto União, onde ficou a primeira empresa de veículos de Santa Catarina Ford. Antiga Casa do Ferro
Foto: Marcierl Borges/ Rádio Colmeia.

A história da Família Kroetz, teve início às 20h, com a presença do vice-prefeito de Porto União Percy Storck, que deu como aberto oficialmente os festejos dos 100 anos de Porto União, com o projeto “Avós e Voz”.

Na noite de terça, o convidado foi o senhor Lando Rogério Kroetz, que contou a história de sua família na cidade de Porto União, com a construção e a vinda da primeira empresa de automóveis na cidade portuniense no espaço conhecido “Casa do Ferro”, onde nos dias atuais temos neste espaço uma farmácia.

O senhor Kroetz, que é o neto do fundador da Casa do Ferro, foi convidado a ficar num espaço especial e bem confortável para contar a história de sua família e com a Casa do Ferro.

Lando Rogério Kroetz iniciou agradecendo a Prefeitura de Porto União e a Secretaria Municipal de Cultura, pois neste ato será possível resgatar e ter um arquivo da história desta cidade. “Minha família veio para Porto União, quando ela já tinha dois anos de surgimento e com isso tivemos a oportunidade de iniciar a nossa vida junto a comunidade e trazer a primeira empresa de veículo de santa Catarina a Ford, num espaço simples até a construção da antiga “Casa do Ferro”, que fica hoje uma farmácia na rua Matos Costa esquina com Prudente de Morais”, contou Lando Rogério Kroetz.

Durante o relato da história da “Casa do Ferro”, os convidados até comentavam com o senhor Lando Rogério Kroetz, momentos que fazem parte da história portuniense.

Ao fim do o vice-prefeito de Porto União Percy Storck, agradeceu a presença do senhor Leando, e afirmou que também fez uma viagem. “Muito obrigado ao seu Lando Rogério Kroetz e a todos que nesta noite estiveram com a agente e juntos pudemos voltar aos bons tempos da nossa cidade. Muitos lembraram que a nossa cidade já teve três empresas que faziam refrigerante como também pude lembrar-me dos bons momentos que saiamos para brincar e fazer festa com os amigos e amigas. Obrigado por este momento”. Finalizou Percy Storck.

Ao fim do evento o vice-prefeito junto a equipe da Cultura e com a presença de vereadores e da equipe organizadora dos festejos dos 100 anos de Porto União, fizeram a entrega d um aplaca em forma de agradecimento.

 

O relato:

 

O senhor Lando Rogério Kroetz, em entrevista para a Rádio Colmeia, conta um pouco da história da sua família na política de Porto União, como também dos 50 anos da cidade portuniense.

 

 

Outro assunto foi sobre o desenvolvimento da cidade portuninese, e compara o município com grandes cidades como Cascavel, Francisco Beltrão e disse que a Estrada de Ferro ajudou a desenvolver Porto União.

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]