Ferroviário de PU conta a história da estrada de ferro » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Ferroviário de PU conta a história da estrada de ferro


31 de março de 2017

Imagine a Estação União e a Maria fumada 310 e uma voz gritando “Partida em cinco minutos sentido ao Rio Grande do Sul”. Pois bem, Porto União vai completar 100 anos, e está história irá ser recontada pelos ferroviários.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Os Avós têm muito a contar sobre a história da cidade de Porto União, que no dia 5 de setembro, irá completar 100 anos de história.

Na noite desta quinta-feira, 30 de março, foi realizada a terceira edição do projeto: “Avós com Voz”, que recebeu o ferroviário aposentado, Antônio Xavier Paes, que fez com que os convidados viajassem ao passado na Estrada de Ferro.

Paes foi chamado para ficar no local de destaque, e claro, foi vestido como se tivesse saído a poucos minutos do seu posto na Estação União. Ao sentar no local de honra, fez questão de colocar a sua boina azul escura como se estivesse dentro de um dos trens que ele trabalhou com muito orgulho por muito tempo.

O ferroviário contou várias histórias que ele presenciou nos 30 anos de trabalho, como as dificuldades que ele e os colegas enfrentaram no dia a dia. “Todos os funcionários tinham que ficar bem atentos para a chegada do trem, para ver por onde ele passava. Lembro-me quando o trem passava na Estação de Engenheiro Mello, onde havia um rapaz que atendia em tudo o que precisávamos, era ele que passava um sinal de telegrafo para a Estação União, informando que o trem já havia saído. O trem era usado para tudo, além da carga de milho, feijão, soja, tinha os vagões dos passageiros da “Primavera” classe das pessoas,” contou com um sorriso.

Em suas palavras, o ferroviário lembrou-se de como a Rede Ferroviária Paraná Santa Catarina, foi acabando, e passando para outras empresas até chegar aos dias atuais, que é da ALL. Antônio Xavier Paes acredita que se o Governo Federal tivesse interesse em valorizar a Estrada de Ferro, seria muito bem vinda uma linha do Rio Grande do Sul até Brasília, pois assim, acabaria com as estradas cheias de caminhão e traria muita mais economia ao País.

O cenário para contar a história da Estrada de Ferro de Porto União, contou com a presença de várias imagens em preto e branco, estações, trilhos da nossa região e documentos da história de Antônio Xavier Paes, que comprova a sua presença como ferroviário.

A noite de “Avós com Voz” foi marcada com muita história e lembranças do que um dia, foi a Estrada de Ferro na cidade de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Dados

 

RFFSA Rede Ferroviária Federal

 

Criada em 1957

Privatizada em 1996

Extinta em 2007

De Itararé a Uruguai são 883 km de extensão.

 

Relato de 30 anos de Estrada de Ferro:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trem está de partida e o ferroviário Antônio Xavier Paes, conta um pouco dos 30 anos de trabalho na RFFSA Rede Ferroviária Federal.

 

Fotos Marciel Borges / Rádio Colmeia:

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]