PM presta homenagem ao Patrono Tiradentes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

PM presta homenagem ao Patrono Tiradentes


20 de abril de 2017

Nesta sexta-feira, 21 de abril, é comemorado pela Polícia Militar, Polícia Civil e Exercito Brasileiro, o dia de homenagem ao Patrono das corporações, Joaquim José da Silva Xavier,Tiradentes.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na manhã desta quinta-feira, 20, o 27ª Batalhão da polícia Militar de União da Vitória, fez uma justa homenagem ao seu Patrono. Ás 10h da manhã o 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória, recebeu em sua sede, várias autoridades de União da Vitória, como o Poder Judiciário e a comunidade escolar em geral, para homenagear o seu Patrono, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

A cerimônia se iniciou com o chamamento das autoridades para ficar no espaço especial, e em seguida, foi dada a ordem para a entrada do pavilhão Nacional. Todos os militares receberam a bandeira do Brasil e da Polícia Militar em ordens de sentido.

Depois da entrada no pavilhão Nacional, foi entoado o Hino Nacional e solicitado ao senhor major do 27º Batalhão, Renato Taborda, que autorizasse para o prosseguimento da solenidade. Com a autorização, foram convidados para se posicionar em frente ao espaço especial, 15 personalidades de diversas áreas de atuação de Porto União da Vitória, que foram agraciados com a homenagem da Medalha do Contestado, que é dada a pessoas que de alguma forma ajudaram no desenvolvimento e solidariedade em prol do próximo em sua cidade.

Em seguida, o Major Renato Taborda fez a leitura da ordem do dia e a leitura da carta do senhor comandante geral da Polícia Militar do Paraná, senhor Mauricio Tortato, que fez um breve relato do Patrono da Polícia Militar e do papel de cada um na segurança pública de todos os paranaenses.

Ao fim da solenidade, o Major junto com outro militar e o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda depositarão uma coroa de flores no local onde fica a imagem do senhor Patrono Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ao fim, toda a tropa presente na cerimônia fez o desfile passando pela frente do espaço especial e da imagem de Tiradentes.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Em entrevista para a Rádio Colmeia, o Major do 27º Batalhão, Renato Taborda, fez questão de destacar o papel do Tiradentes no Brasil, e disse que a Polícia Militar está sempre ao lado da comunidade. “Hoje é um dia muito especial para a Polícia Militar não só do Paraná, mas de todo o Brasil, pois estamos fazendo uma homenagem ao nosso Patrono Tiradentes, que foi um homem que lutou bravamente pelos direitos na sua época. E quero destacar que as portas do Batalhão estão sempre abertas para a comunidade, que podem vim conversar com a gente, repassar suas reclamações e criticas”, comentou o Major.

Um dos homenageados pela Medalha do Contestado foi o delegado chefe da 4ª Sub Divisão Policial de União da Vitória, Douglas Carlos de Possebon, que parabenizou a Polícia Militar em fazer uma linda homenagem ao Patrono Tiradentes, que também é o Patrono da Policia Civil.

“Quero agradecer pela homenagem recebida nesta data tão importante para a Polícia Militar de todo o Brasil, em prestar uma homenagem ao Patrono Tiradentes e afirmar que a Polícia Militar de União da Vitória, está de parabéns pelo ótimo trabalho que vem fazendo em prol da comunidade. Um bom exemplo é no distrito de São Cristóvão, que tem mais patrulhamento e atendimento a todos os moradores”, finalizou o Juiz da Vara da Família e Juventude de União da Vitória, Carlos Eduardo Mattioli.

Na tarde de hoje a Policia Militar saiu às ruas com as sirenes e os girolex ligados, para marcar a data de 21 de abril Dia de Tiradentes.

Quem é Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes:

O nome do líder da Inconfidência Mineira era Joaquim José da Silva Xavier. Nasceu na Vila de São Jose Del Rei (atual cidade de Tiradentes, Minas Gerais) em 1746, porém, foi criado na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto).

Biografia

Ele exerceu diversos trabalhos, entre eles, minerador e tropeiro. Tiradentes também foi alferes, fazendo parte do regimento militar dos Dragões de Minas Gerais.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Junto com vários integrantes da aristocracia mineira, entre eles poetas e advogados, Tiradentes começou a fazer parte do movimento dos inconfidentes mineiros, cujo objetivo principal era conquistar a Independência do Brasil. Tiradentes era um excelente comunicador e orador. Sua capacidade de organização e liderança fez com que fosse o escolhido para liderar a Inconfidência Mineira. Em 1789, após ser delatado por Joaquim Silvério dos Reis, o movimento foi descoberto e interrompido pelas tropas oficiais. Os inconfidentes foram julgados em 1792. Alguns filhos da aristocracia ganharam penas mais brandas como, por exemplo, o açoite em praça pública ou o degredo.

Tiradentes com poucas influências econômicas e políticas, foi condenado à forca. Foi executado em 21 de abril de 1792. Partes do seu corpo foram expostas em postes na estrada que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua casa foi queimada e seus bens confiscados.

Galeria de fotos de Marciel Borges/ Rádio Colmeia:

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]