Engenheira Civil Larissa Jagnez recebe o Prêmio ISB » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Engenheira Civil Larissa Jagnez recebe o Prêmio ISB


21 de maio de 2017

Foto: Comunicação Uniguaçu

Na noite de terça-feira, 16, a professora Larissa Jagnez, docente e coordenadora do curso de Engenharia Civil da Uniguaçu, esteve em São Paulo para receber o terceiro lugar no 4º Prêmio ISB – Prêmio Instituto Sprinkler Brasil de Trabalhos Técnicos, e participar do lançamento do livro Coronel Armani.

A conquista do prêmio se deve ao trabalho de monografia da docente, intitulado como: “Estudo sobre a escolha do fator de vazão no dimensionamento do sistema de chuveiros automáticos”, que fez parte da sua especialização em Engenharia de Segurança Contra Incêndio e Pânico, na PUC-PR, e teve orientação de Major Ivan Ricardo Fernandes.

A professora Larissa Jagnez falou sobre a sua felicidade com a conquista do terceiro lugar no prêmio. “O prêmio é muito interessante para ampliar as pesquisas nessa área e mostrar a importância dos sistemas preventivos, especialmente dos Sprinklers”, comentou a professora. “Ano que vem será lançado o e-book do trabalho, e é muito gratificante poder contribuir para divulgar textos técnicos na área de Prevenção Contra Incêndios, pois temos pouca literatura nacional ainda”, acrescentou a professora.

 

Sobre o trabalho

 

O objetivo da monografia, intitulada como: “Estudo sobre a escolha do fator de vazão no dimensionamento do sistema de chuveiros automáticos”, foi mostrar as vantagens da utilização dos sistemas de sprinklers em uma edificação, pois ele opera de forma automática e sem a presença de um operador para o sistema. A professora explica que o sistema é pouco exigido perante as normas de prevenção. “Mesmo sendo uma alternativa para outros sistemas, ele acaba não sendo instalado, muitas vezes em consequência do custo de instalação”, contou.

O trabalho teve como proposta a análise dos sistemas de chuveiros automáticos dimensionados, a fim de se chegar ao valor do fator K, o fator de vazão, que representasse a melhor proporção entre vazão e pressão requeridas pelas normas, para se obter um sistema economicamente mais viável.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]