PU recebe homenagem com as obras de Schuwaloff » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

PU recebe homenagem com as obras de Schuwaloff


2 de setembro de 2017

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Associação dos Artistas Plástico Amadeu Bona e a Prefeitura da cidade de União da Vitória, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura, realizaram na noite dessa sexta-feira, 1° de setembro, uma importante homenagem a cidade de Porto União, a parabenizando pelos seus 100 anos.

A homenagem aconteceu na Galeria Erich Will, na Estação União, e contou com cerca de 100 obras do artista russo, que já foi morador de Porto União, Eugênio Schuwaloff.

A professora e membra da Associação dos Artistas Plásticos Amadeu Bona, Ivanira Olbertz, comentou sobre a homenagem a cidade vizinha.

 

 

Por falta de espaço na agenda da Galeria Erich Will, a exposição ficará aberta por sete dias, sendo de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 17h30, com a entrada sendo gratuita.

Durante a cerimônia de abertura o prefeito em exercício e secretário de Obras de União da Vitória, Bachir Abbas, parabenizou a organização da Associação dos Artistas Plástico Amadeu Bona, e também ao prefeito de Porto União, Eliseu Mibach, pelos 100 anos da cidade irmã.

O prefeito do Centenário, em sua fala, agradeceu em nome de toda comunidade de Porto União pela bela homenagem recebida.

A primeira aluna do artista russo, a senhora Menaide Troback
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A primeira aluna do artista russo, a senhora Menaide Troback, também prestigiou o evento na noite de sexta-feira, e com muita emoção conversou com a equipe de Jornalismo da Rádio Colmeia.

 

 

Eugênio Schuwaloff

 

O artista nasceu em São Petersburgo, na Rússia, em 13 de dezembro de 1904. É filho de Oficial da Marinha Imperial, porém, não pode seguir a mesma carreira do seu pai que morreu na 1º Grande Guerra. Aos 14 anos, trocou a apostila pelo fuzil e foi lutar na Revolução Russa. Mais tarde, deixou a sua terra natal e foi trabalhar em vários países europeus e asiáticos, até que em 1928 chegou ao Brasil. Tornou-se brasileiro por convicção, tendo participado inclusive da Revolução de 1930. Schuwaloff conheceu o Brasil de ponta a ponta, mas escolheu a cidade de Porto União como o final de sua odisseia, constituindo família e montando o seu atelier. O artista morreu em 27 de junho de 1970, deixando uma enorme herança cultural, a sua obra tornou-se inspiração para sucessivas gerações, tornando-se o “pai da pintura das Gêmeas do Iguaçu.

 

Fonte: http://schuwaloffartist.blogspot.com.br/

 

Galeria Schuwaloff

Fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Casa de Apoio Amor Fraterno participa da campanha Dia de Doar em Porto União

A Casa de Apoio Amor Fraterno(CAAF) de Porto União está participando da campanha do Dia de Doar, um evento mundial para promover a cultura da doação. Esse ano o Dia de Doar será celebrado no dia 03 de dezembro, e a Casa de Apoio estará realizando uma ação muito especial junto à comunidade. Neste dia […]

Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]