Nesse domingo, 3, a rua Sete de Setembro em Porto União, foi palco do desfile em comemoração aos 100 anos do município, que será comemorado nessa terça-feira, dia 5 de setembro.
O desfile contou a história de Porto União, desde o seu surgimento até os dias atuais. O evento se iniciou ás 9h05, tendo a Banda da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina abrindo o desfile, e em seguida, surgiu o prefeito do Centenário, Eliseu Mibach, o vice-prefeito, Percy Storck, juntamente com suas equipes.
O desfile durou três horas e meia, e contou como a cidade ficou após a Guerra do Contestado, deu ênfase as histórias repassadas por nossos antepassados, como a da cobra do rio Iguaçu, e também, homenagearam as etnias que decidiram ficar em Porto União.
A administração pública do município fez um breve relato das ações que estão em andamento na área central, bairro e interior, mostrando todos os equipamentos. E a cidade vizinha, União da Vitória, também esteve no desfile homenageando a cidade irmã.
Como tradicional, os pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Exército Brasileiro, também prestaram a sua homenagem ao povo portuniense. Para finalizar o desfile, a Banda da Polícia Militar de Santa Catarina voltou até o palco das autoridades, e entoou o Hino de Porto União, e logo após, encerraram com a música “Parabéns para você”.
Agenda:
Ás 19h desse domingo, ainda haverá a Santa Missa em agradecimento, que ocorrerá na Matriz com transmissão ao vivo da Rádio Colmeia. Ás 20h45, no Cine Teatro Ópera, haverá a apresentação da Orquestra do Instituto SIM.
Já nessa segunda-feira, 4, o principal evento será a cerimônia da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no Clube 25 de Julho, centro de Porto União.
Na terça-feira, 5, a programação será de inaugurações no bairro Santa Rosa, e na área central de Porto União, com a presença do Governador de Santa Catarina, João Raimundo Colombo. Ás 16h, ocorrerá o corte do bolo dos 100 metros na praça Hercílio Luz.
Fotos: Marciel Borges /Grupo Colmeia