Horário de Verão inicia nesse final de semana » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Horário de Verão inicia nesse final de semana


14 de outubro de 2017

Foto: Governo Federal

Neste domingo 15, à 0h, os ponteiros dos relógios deverão ser adiantados em uma hora. Tradição desde 1985, o Horário de Verão vai vigorar até fevereiro de 2018 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Horário de Verão inicia nesse domingo,15, à 0h e termina no sábado, 17 de fevereiro de 2018, às 23h59.

Usado por muitos países no mundo, o Horário de Verão surgiu para evitar um sobre carregamento do sistema elétrico. Atualmente, mesmo com os dias mais longos, o uso de energia elétrica durante o período chega perto da neutralidade.

No entanto, a tradicional prática faz parte de gosto de parte dos brasileiros. Além disso, alguns setores econômicos, como o de varejo e de esporte, se beneficiam com um período prolongado de luz natural.

É o caso do publicitário Hugo Moreira, 23, sócio de uma empresa de óculos de sol. “Gosto do Horário de Verão. O primeiro motivo é pelos negócios. Vendemos óculos de sol e, com um horário de sol a mais, os consumidores tendem a comprar mais o produto”, diz. “A gente vê um movimento em direção à compra”, completa.

Para ele, um horário a mais de luz solar também agrada ao final de expediente, momento em que pode aproveitar a hora extra para fazer outras atividades. “Aproveito para fazer esportes e curtir mais o restante do dia. Não dá a sensação de que você teve um dia incompleto ao sair do escritório após um dia de trabalho”, explica.

No caso do estudante Gabriel Freire, 23, o Horário de Verão pode incomodar quem tem uma rotina que começa mais cedo. “Eu acordo muito cedo por causa dos estudos e ainda está escuro. Como tenho mais tempo para fazer exercícios pela manhã, o horário de verão atrapalha um pouco”, afirma.

Mais importante que a economia nos horários de pico, Freire alerta que medidas de economia durante o cotidiano, como evitar deixar aparelhos eletrônicos desligados na hora de dormir, podem ser mais eficazes que aproveitar uma hora a mais de luz natural.

 

Uso consciente

 

No ano passado, o Horário de Verão gerou uma economia de R$ 159,5 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Esse valor superou as estimativas iniciais, que apontavam para uma economia de R$ 147,5 milhões.

O período, que durou um total de 126 dias, gerou ganhos qualitativos em relação à redução do consumo no horário de pico noturno, diminuindo os carregamentos no sistema de transmissão e aumentando a segurança do atendimento ao consumidor.

 

Foto: Governo Federal

 

Via Governo  Federal

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]

Produtor de Porto União é um dos vencedores do concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024

Elisandro Scolaro, produtor do Distrito de São Miguel da Serra em Porto União, foi um dos vencedores na categoria vinho tinto do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024. Sua nota foi de 83,3. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 21, em live transmitida pelo Grupo de Fruticultura do […]