Saúde de UVA orienta sobre a febre amarela e vacina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Saúde de UVA orienta sobre a febre amarela e vacina


20 de janeiro de 2018

Foto: Divulgação

Ciente do problema febre amarela, que tem ganho espaço na mídia e apavorado muitas pessoas, a prefeitura de União da Vitória tranquiliza a população. O município não está dentro de áreas com presença da doença, contudo pessoas que pretendem viagem para regiões endêmicas devem se vacinar, com dez dias de antecedência e caso não tenham sido imunizadas nos últimos dez anos.

“Em nossa região nós não temos casos da doença”, explica a secretária de Saúde, Paula Krzyzanowski. Contudo, ela reafirma a precaução em duas situações: para pessoas que retornaram de regiões com a presença da doença e cidadãos que pretendem se deslocar para essas áreas.

No retorno de viagem feito para regiões endêmicas, que tem casos da doença registrados, entre sete até dez dias a pessoa pode apresentar sintomas da Febre Amarela que são parecidos com a gripe. “Febre, dor no corpo, náusea, tontura. Principalmente dor nas articulações, problemas hemorrágicos, de sangramento, hematomas pelo corpo”, explana a secretária.

Nesse caso, Paula Krzyzanowski orienta que o cidadão procure imediatamente um serviço de saúde. Podendo ser os postos de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, um hospital ou médico de sua confiança. É fundamental o relato de onde esteve para auxiliar na precisão do diagnóstico.

Se for viajar, importante se precaver. “A vacina deve ser tomada dez dias antes da viagem”, frisa a secretária. Se já for vacinada, pode ficar tranquilo, pois, uma vez vacinado vale para a vida toda! Disso a importância de levar a carteira de vacinação para a conferência.

No caso das crianças, aos nove meses os pequenos recebem a vacina, que faz parte do calendário nacional de imunização. Ainda, segundo Paula Krzyzanowski, qualquer dúvida ou informação basta procurar por orientações nos postos de saúde do município.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]