Iluminação pública, direito de ter, obrigação de cuidar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Iluminação pública, direito de ter, obrigação de cuidar


12 de fevereiro de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Essencial para todos, a iluminação pública é um instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar plenamente do espaço público durante a noite.

A Prefeitura de União da Vitória não tem medido esforços para garantir que esses direitos sejam respeitados. A cidade atualmente tem 9.570 pontos luminosos divididos em suas 15 localidades. São trocadas em média diariamente de 20 a 25 lâmpadas. Bastante né? O problema é que infelizmente a prefeitura recebe diariamente cerca de 50 requisições de troca de lâmpadas. Um número muito alto que na maioria das vezes é resultado de depredação da própria população. Os ataques a lâmpadas, causadores de um grande prejuízo, acontecem em todas as regiões da cidade, porém, a grande concentração é registrada nos bairros Rio da Areia, Rocio e São Cristóvão.

O trabalho de troca de lâmpada, apesar de simples, requer tempo, deslocamento, montagem do guindaste, escada e troca. Por mais que a equipe seja ágil, em quanto esse número de depredação continuar alto, a demanda não será suprida. É de muita importância que a comunidade fique atenta.  Muitos tem o habito de reclamar que não têm lâmpadas nos postes, mas não reclamam contra quem as quebrou. É preciso melhorar a forma de ver e de agir.

No trevo do Mallon foram furtados seis mil metros de fio de cobre, esse é o motivo do principal trevo da cidade estar sem iluminação. Nos próximos dias a prefeitura estará colocando nova fiação no local, porém, os custos serão altos, R$53 mil reais que poderiam estar sendo usado para levar energia elétrica a lugares onde ainda não há.

A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública resulta na melhor imagem da cidade e contribui de forma significante para a segurança pública. É dever de todos zelar por esse patrimônio público. Comunidade de poder público para melhorar União da Vitória.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]