Uniguaçu realiza 1ª Conferência Simulada em Saúde Mental » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu realiza 1ª Conferência Simulada em Saúde Mental


3 de abril de 2018

Foto: Comunicação Uniguaçu

Foi realizada na noite de quarta-feira, 28 de abril, a 1ª Conferência Simulada em Saúde Mental, sob a temática Qualidade de Vida. A mesa de debates contou com a participação de autoridades e profissionais dos sistemas de saúde e assistência social dos municípios de União da Vitória e Porto União. As discussões trouxeram aos acadêmicos propostas de trabalho existentes para a promoção da qualidade de vida da população. O evento faz parte da Aula Inaugural dos cursos de Psicologia e Serviço-Social da Uniguaçu.

Como continuidade do evento, os acadêmicos reuniram-se em sala de aula na quinta-feira, 29, onde as equipes formadas elaboraram projetos de extensão para a comunidade. O evento ocorreu em dois dias, pautado nas articulações de uma conferência real.

Segundo a coordenadora do curso de Psicologia, professora Darciele Mibach, o evento foi organizado pelas professoras Guidie Elleine Nedochetko Rucinski e Natalie de Castro Almeida, que faziam parte da comissão organizadora. Foram elas que organizaram também o ensalamento dos acadêmicos. Na segunda noite, eles foram distribuídos em seis salas, sendo que em cada sala haviam alunos de todos os períodos dos cursos. Além das professoras e coordenadoras, os acadêmicos do nono período também ajudaram a produzir toda a Conferência e foram os monitores dos projetos nas salas.

Houve uma grande parceria e integração entre os cursos de Psicologia e Serviço Social. “As atividades realizadas foram muito significativas, pois foi uma reflexão teórica e prática, gerando assim em uma atividade inter, multi e trans disciplinar”, comenta a coordenadora do curso de Serviço Social, professora Lucimara Dayane Amarantes.

Para a professora Darciele, mesmo sendo véspera de feriado, a Conferência foi um sucesso e teve uma participação em massa de todos. “O auditório estava cheio nos dois dias, e os acadêmicos elaboraram projetos muito bons, baseando-se nos debates do dia anterior, para se tornar um projeto de extensão aplicável para a comunidade”.

O objetivo principal de toda a programação era trazer aos acadêmicos informação e experiência de um evento como este, articulando teoria e prática, simulando o exercício da política social, bem como tornar válido o slogan da Uniguaçu “Ensino pra valer e compromisso social”, vindo, futuramente, ofertar à população os trabalhos advindos dos projetos de extensão propostos.

Os projetos realizados em sala de aula trouxeram aos acadêmicos o exercício de controle social e o resultado disso foi a produção de 14 propostas de projetos para a comunidade, pensando na questão preventiva e paliativa da saúde mental. “Muitos desses projetos de extensão terão continuidade, abrangendo crianças, adolescentes e idosos, englobando a saúde mental como um todo nas duas cidades”, complementa Lucimara.

Os projetos serão avaliados por uma comissão organizadora da Conferência e posteriormente serão oferecidos aos municípios para colocarem em prática com a comunidade.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]