Programa “Família Paranaense” é iniciado em UVA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Programa “Família Paranaense” é iniciado em UVA


17 de abril de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Família é a base da sociedade, e pensando nessa estruturação foi criado o programa “Família Paranaense”. É uma estratégia do governo implantada em União da Vitória, que busca construir famílias que caminham com as próprias pernas e vivem seus próprios sonhos de forma digna e honesta. Para que elas alcancem esse patamar, foi criado bases de apoio, e é por meio dessas bases que o programa age buscando a articulação das políticas de proteção social para diminuição da vulnerabilidade. Com isso, o objetivo é promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas, segundo a necessidade de cada família e as especificidades do território onde ela reside. No município de União da Vitória, serão atendidas nesse programa 115 famílias.

O trabalho intersetorial é fundamental para atingir a efetividade do Programa que tem por objetivo principal acompanhar as famílias selecionadas pelo período de dois anos ou até que consigam atingir a emancipação financeira com a inclusão ao mercado de trabalho e posteriormente o desligamento. A inclusão da família no Programa tem como parâmetro a renda familiar e como contra partida social, os filhos devem estar frequentando a escola, com prontuários nas unidades de saúde e vacinação em dia.

A Assistente Social Irene Biellaque está à frente do Programa no Município, e para ela, o respaldo da Prefeitura Municipal de União da Vitória na pessoa do Prefeito Santin Roveda e da Secretaria da Assistência Social Ana Claudia P., foi fundamental para a implantação do projeto, assim como os demais Secretários para bem desenvolver as atividades exigidas.

Mensalmente as famílias participam das reuniões que acontecem na primeira semana de cada mês no CRAS do bairro Rocio e no CRAS do bairro São Cristóvão. Ali acontecem palestras ministradas por técnicos de cada política com explicações e demonstrações dos direitos dos cidadãos na busca de suprir as necessidades de cada família.

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Os técnicos participam periodicamente de capacitações para aprimoramento dos conhecimentos, para que conduzam de uma forma apropriada essas famílias.

Para dar o suporte necessário aos trabalhos desenvolvidos com às famílias incluídas existe um Comitê local formado por técnicos das Políticas envolvidas que são: Assistência Social, Educação, Saúde, Habitação, Agricultura, representantes do Fomento Paraná, representante da Agência do Trabalhador por meio de reuniões ordinárias bimestrais onde são discutidas as ações que foram planejadas e efetuadas para cada família.

Na foto abaixo está a formação do comitê do município em reunião. Ele será responsável pela organização e andamento do programa em União da Vitória.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Idosa de 101 anos é confundida com bebê por sistema de companhia aérea

A enfermeira aposentada nasceu em 1922 e viaja constantemente para visitar a família. Erro da companhia aérea gera risadas e incômodos A companhia aérea American Airlines vem causando um transtorno na vida de Patricia – que não quis divulgar o seu sobrenome. A enfermeira aposentada tem 101 anos de idade, mas é constantemente confundida com um bebê. O […]

Celesc abre concurso para níveis médio, técnico e superior com salários de até R$ 11,2 mil

A Celesc lançou nesta terça-feira (30) o edital de concurso com vagas de níveis médio, técnico e superior. O certame visa ao preenchimento de duas vagas de analista de sistemas e a formação de cadastro de reserva para o chamamento dos aprovados conforme haja necessidade, enquanto o concurso tiver validade. As funções têm cargas horárias […]

Tempo em SC: previsão indica maio com chuva acima da média

Instabilidade volta a ganhar força entre quinta e sexta-feira As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuva frequente em Santa Catarina. De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), as chuvas e os temporais têm início neste final de semana e começo de maio, tendo maior concentração […]