População de Cruz Machado conta com Programa “Horas Máquina” » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

População de Cruz Machado conta com Programa “Horas Máquina”


18 de abril de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Criado em 2013, o Programa Horas Maquina busca o fomento e incentivo à produção e desenvolvimento do município. Desenvolvido para atender as áreas urbanas e rurais, subsidiando partes dos custos dos serviços executados nas propriedades.

Os objetivos do programa são incentivar os projetos que visem à recuperação ou conservação do solo e meio ambiente, facilitar o escoamento da produção agropecuária, possibilitar condições de melhorias nas comunidades, impulsionar e incentivar o desenvolvimento do município e apoiar e incentivar a instalação de indústrias no município.

Como funciona?

O programa Horas Maquina dá direito ao cidadão de receber a prestação de pequenos serviços da municipalidade, como terraplanagem, para a construção de casas, galpões, instalações agropecuárias como estrebaria, chiqueiro, aviário, abertura de cova para silagem, readequação de carreadores, construção de bueiros, retirada de terra e cascalho, e cascalhamento de carreadores.

Cada munícipe tem direito de participar do projeto. Residentes da área rural tem direito a cinco horas, e quem mora na área urbana conta com três horas.

Quando o interessado for produtor rural, o cadastro deve ser realizado na Secretaria de Agricultura, apresentando a seguinte documentação: matrícula do imóvel, contrato de compra ou contrato de arrendatário devidamente registrado em cartório, cópia da cédula de Identidade civil (RG), cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF), e comprovante de quitação de tributos com o município, que deve ser solicitado ao setor de tributação.

Para obter o direito as horas maquinas gratuitas o agricultor deve apresentar notas de produtor rural dos últimos 12 meses, diretamente na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os valores das notas são transformados em horas.

Produtores rurais aposentados também podem aderir ao programa com direito à três horas máquina, e não são obrigados a apresentar nota de produtor rural.

Os interessados residentes na área urbana devem comparecer na Secretaria de Obras para realizar o cadastro juntamente com a matrícula do Imóvel, contrato de compra devidamente registrado em cartório, cópia de cédula de identidade civil (RG), cópia do cadastro de pessoas físicas (CPF) e comprovante de quitação dos tributos municipais.  Em alguns casos poderá ser solicitada a planta baixa e alvará de construção da obra a ser realizada.

Atualmente os serviços são realizados pela equipe e maquinário da prefeitura. O cronograma é montado de acordo com as necessidades municipais sendo prioridade a manutenção das estradas principais. Para o momento não se tem previsão de contratação de empresas terceirizadas para o programa horas máquinas.

Dúvidas e informações podem ser consultadas diretamente nos setores ou pelos telefones: (42) 3554 14 18, Secretaria de Obras: 3554 1222, ramal 208 da Secretaria de Agricultura.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Projeto “In Brasil” envolve alunos da rede municipal de Porto União

Na tarde da última segunda-feira, 18 de novembro, o Cine Ópera foi palco de um evento especial: o encerramento do projeto “In Brasil nas Escolas Municipais de Porto União”. A iniciativa, que promove a conscientização sobre a sustentabilidade e a importância da reciclagem, envolveu alunos e professores dos Núcleos Educacionais Frei Deodato do Distrito de […]

Polícia Militar de Porto União realiza campanha Natal Solidário

A 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar de Porto União iniciou a campanha de natal, com intuito de arrecadar doces, os quais serão distribuídos às crianças do município.  As doações poderão ser entregues na sede da Polícia Militar em Porto União, situada na Rua Nilo Peçanha, 1435 – Bairro São Pedro, até o […]

Produtor de Porto União é um dos vencedores do concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024

Elisandro Scolaro, produtor do Distrito de São Miguel da Serra em Porto União, foi um dos vencedores na categoria vinho tinto do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva do Planalto Norte 2024. Sua nota foi de 83,3. O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 21, em live transmitida pelo Grupo de Fruticultura do […]