A confecção dos tradicionais tapetes em celebração a Corpus Christi, nas cidades de Porto União (SC) e União da Vitória, (PR), começou a ser confeccionado às 9h desta quinta-feira, 31.
A saída é em frente à Catedral Coração de Jesus, seguindo pela rua Getúlio Vargas até o terminal Urbano de União da Vitória, e em seguida, vai subindo a rua Sete de Setembro até a agência do Banco do Brasil, sendo o último percurso na rua Frei Rogério até a frente da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias.
Nos tapetes os fiéis puderam demonstrar o seu amor, carinho e fé a Jesus Cristo, usando cores fortes para chamar a atenção da comunidade para o momento que o Brasil vive, pedindo muita paz, união e força. No lado de União da Vitória, a ação contou com a presença de crianças, jovens e de idosos que colocaram a criatividade na confecção de um lindo tapete. Em Porto União, muitas famílias também se uniram para deixar a uma mensagem de fé e paz.
Durante está manhã, o padre Silvano Surmacz, da Diocese de União da Vitória, percorreu todo o percurso e conversou com a comunidade, dando atenção especial para as crianças. Um dos atos que mais chamou a atenção de nossa equipe, foi o momento em que uma senhora que estava fazendo o seu tapete, ao mesmo tempo, explicava pacientemente para um pequeno grupo de crianças o significado de Corpus Christi e o que era o real significado de cada desenho colocado em seu trabalho.
A missa de Corpus Christi e a tradicional procissão tem início às 15 em frente à Catedral Coração de Jesus em União da Vitória, e o percurso será em sentido a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Porto União. Lembrando que no ano passado a procissão fez o percurso contrário e marcou, após 30 anos, a união dos tapetes das cidades irmãs.
O padre Ederson Iarochevski, explicou em entrevista para a Rádio Colmeia na manhã desta quinta-feira, 31 de maio, o significado de Corpus Christi, deixando o convite para toda comunidade participar.