Cejusc presta atendimento aos caminhoneiros de UVA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cejusc presta atendimento aos caminhoneiros de UVA


1 de junho de 2018

Foto: Cejusc e Polícia Militar.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória acompanhou nos últimos 10 dias a manifestação de caminhoneiros na região, buscando oferecer apoio técnico e articulação para diálogo entre os manifestantes e os órgãos de segurança pública, especialmente no contexto de preservação da integridade física dos envolvidos, familiares, e agentes policiais.

Já na semana passada foi oficiado às polícias Civil, Militar, Rodoviária e Exército neste sentido. Na segunda-feira, 28 de maio, na presença do Juiz de Direito Coordenador do Cejusc, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, pelos manifestantes foi informado a respeito do não oferecimento de resistência ao trabalho dos agentes de segurança. Em conversa no encerramento do protesto houve elogio mútuo dos caminhoneiros em relação ao trabalho do Fórum e da Polícia Militar, assim como pelo comando do Batalhão e do Cejusc quanto ao comportamento responsável da liderança dos manifestantes.

Foto: Cejusc e Polícia Militar.

Segundo Mattioli desde o início em contato com o público que circundava e coordenava os protestos foi acertado a respeito da conduta dos manifestantes no local. Além do trabalho do Cejusc de incentivar o diálogo entre as instituições públicas e os grevistas, foi ofertado pela equipe do Fórum acolhimento social e psicológico ao grande público de caminhoneiros e familiares que permaneceram cerca de dez dias nos locais de protesto, assim como viabilizado pelo Cejusc com o diretor João Maria Maciel Fidel o atendimento de saúde pelo Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Lauro Muller Soares. Acompanhados dos professores Simon Bhorer, Carmen Ogrodnik e Amarildo dos Santos, acadêmicos prestaram atendimento a mais de 100 caminhoneiros, sendo um deles inclusive encaminhado para atendimento médico de emergência após avaliação.

Carlos Mattioli comentou a importância do papel de Mediação Social e Coletiva do Cejusc no asseguramento da ordem coletiva e busca da paz social, e especialmente na garantia de proteção da integridade física, mental e de saúde dos envolvidos, com a disponibilização de serviços de atendimento de cidadania. De acordo com o Juiz de Direito a experiência não é inédita. “No Município de Bituruna o Cejusc já viabilizou mediação coletiva com dezenas de famílias que haviam ocupado uma área de terra pública. No mesmo dia da ocupação os representantes das famílias foram convidados a comparecer ao Posto Avançado do Fórum em Bituruna, e acertaram a questão habitacional de cada um deles diretamente com o Prefeito Claudinei Castilho, com homologação judicial do acordo no ato, encerrando a manifestação naquela noite, antes mesmo de qualquer medida judicial” recorda Mattioli.

Foto: Cejusc e Polícia Militar.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de União da Vitória, órgão pertencente ao Fórum local, tem como funções promover sessões de mediação em processos judiciais em andamento no Poder Judiciário local, e ainda agendar tais audiências quando da procura por interessados que ainda não tenham processo ajuizado, especialmente na área da Família.

Além disso, por meio do trabalho inédito com a cidadania e atendimento multidisciplinar, mais de 30 programas encontram-se em execução, tais como o “Projeto de Combate à Evasão Escolar”, o “Amigos do Povo”, o qual busca aproximação do Poder Judiciário e das Polícias com comunidades de carência socioeconômica e altos índices de violência e encaminhamentos de problemas ao Fórum, e o “Confiar”, que atende crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]