PDEM forma 43 professores em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

PDEM forma 43 professores em União da Vitória


29 de junho de 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

O curso baseia-se em quatro etapas: elaboração do projeto de intervenção, elaboração do caderno pedagógico, aplicação da intervenção dentro das escolas e CEMEI, e redação final do artigo com a socialização das experiências obtidas por meio da aplicação do projeto.

“Para a elaboração do projeto foi necessário que cada um de nós, professores, escolhesse uma linha de pesquisa dentre aquelas ofertadas pela Universidade e que viesse de encontro as suas inquietações enquanto professor”, explica a professora Priscila Guth Kukla Wisniewski, diretora do Cemei Ruth Forte e aluna do PDEM. “Foi preciso passar por todas as etapas da elaboração do projeto dentre elas a definição de um assunto, elaboração de um problema, elaboração de uma hipótese, apontamento dos objetivos e a pesquisa bibliográfica que o tema exigia”, completa Wisniewski.

A segunda etapa foi marcada pela elaboração didática do material que seria utilizado na intervenção na escola, contemplando pesquisa de textos, atividades, dinâmicas, materiais, enfim, tudo o que pudesse compor o material didático para ser aplicado na intervenção pedagógica e que estivesse de acordo com o público escolhido para a intervenção.

A terceira etapa e também a mais dinâmica de todas foi a aplicação da proposta de intervenção junto ao contexto escolar, foi o momento de trocas de experiência realinhamento de ideias e concretização do estudo elaborado na prática escolar.

A última etapa e não menos importante destinou-se a redação do artigo de relato de experiência visando a publicitação dos resultados obtidos. Esta fase da pesquisa envolveu uma reflexão ampla e delicada sobre todo o programa, sobre as etapas construídas e sobre a importância do PDEM no município.

Para a professora doutora Carla Lorscheider, coordenadora do projeto, a experiência foi bastante positiva e produtiva, “A gente espera que esse professor que vivenciou essa experiência, tenha um novo olhar para a escola. Que ele veja a escola como um lugar que tem problemas sim, mas que ele pode intervir pode elaborar um projeto e pode mudar essa realidade”.  Afirma a doutora.

Durante todo o programa foram desenvolvidos 43 projetos de intervenção, todos com uma forte relação com práticas educativas orientadas pelos professores universitários, aproximando a Universidade do ambiente escolar, aliando as teorias e as práticas. “O professor teve que produzir algo de forma efetiva, ele não sentou e ficou somente ouvindo. Teve que produzir, teve que escrever e teve que colocar em prática, isso é muito valoroso”, conclui Lorscheider.

Para o município de União da Vitória, o PDEM é um importante diferencial na educação. E estar colocando 43 professores com um novo olhar para a educação dentro das escolas e CEMEI só fazem com que todos ganhem.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]