Acadêmicos da Uniguaçu realizam visita técnica na SLC Agrícola » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos da Uniguaçu realizam visita técnica na SLC Agrícola


20 de julho de 2018

Foto: Comunicação Uniguaçu

Os acadêmicos do sétimo período de Agronomia da Uniguaçu visitaram no dia 12 de julho a Fazenda Planalto, pertencente a SLC Agrícola, a qual faz parte do grupo SLC, localizada no município Costa Rica, estado do Mato Grosso do Sul. A visita técnica fez parte da disciplina de Culturas Anuais I, ministrada pelo professor Elizandro Fochesatto.

O principal objetivo da visita foi proporcionar aos acadêmicos o conhecimento técnico da cultura do algodão, cana-de-açúcar e milho safrinha, desde a semeadura/plantio até a colheita, visto que, algodão e cana-de-açúcar não são cultivadas na região de abrangência da Uniguaçu (União da Vitória e seus arredores).

A SLC Agrícola foi fundada em 1977 pelo Grupo SLC. É uma empresa focada na produção de commodities agrícolas, sendo a soja, o milho e o algodão o foco principal. Já a cana-de-açúcar e o trigo são cultivados em caráter experimental. A empresa foi uma das primeiras do setor a ter ações negociadas na bolsa de valores no mundo e hoje é considerada referência no setor. Possui uma infraestrutura de 16 unidades de produção (fazendas) localizadas estrategicamente em seis estados brasileiros que totalizaram 404.479 hectares no ano-safra 2017/18 – sendo 230.164 de soja, 95.124 de algodão, 76.839 de milho e 2.352 de outras culturas, tais como trigo, milho 1ª safra, milho semente e cana-de-açúcar.

A Fazenda Planalto, a qual foi alvo da visita técnica, iniciou as atividades em junho de 1985, com o cultivo de soja, em 1987 milho e em 1998 algodão. Ela possui 16.641 hectares de área total, sendo 15.006 hectares próprios e 1.635 hectares arrendados. Sua área plantada na safra 17/18 foi de 21.002 ha, onde foram cultivados 14.669 ha em primeira safra sendo 8.086 ha de algodão, 480 ha de cana e 6.103 ha de soja. Em segunda safra foram cultivados 5.334 ha de milho. Ainda a fazenda, foi a primeira a conquistar três certificações do Sistema de Gestão Integrada (SGI).

De modo geral a visita foi um sucesso, os acadêmicos tiveram a oportunidade de ver na prática todos as etapas que são realizadas na Fazenda, desde a semeadura até a colheita das principais culturas, com foco no Algodão. Além disso tiveram oportunidade de conhecer o processo de colheita de algodão e as máquinas envolvidas. Também foram visitar a algodoeira (local de beneficiamento do algodão), onde ocorre o processo de limpeza, descaroçamento e enfardamento do algodão, dentre outras operações que são realizadas na Fazenda.

Segundo o professor Elizandro, os acadêmicos ficaram felizes com a visita, sendo que muitos relataram que puderam unir os conhecimentos teóricos, vistos em sala de aula e associá-los a prática. Ainda dentre os conhecimentos técnicos proporcionados, tiveram a oportunidade de conhecer uma região totalmente diferente da qual conhecem. “Foi uma honra proporcionar este conhecimento aos alunos. Quero agradecer à SLC Agrícola, em especial aos responsáveis técnicos da Fazenda Planalto pela ótima recepção e as informações prestadas a todos”, relata Elizandro.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Foto: Comunicação Uniguaçu

Foto: Comunicação Uniguaçu

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]