Grupo Kalena se apresenta na praça do Contestado » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Grupo Kalena se apresenta na praça do Contestado


31 de julho de 2018

 

Foto: Anízio de Souza

O grupo Folclore Ucraniano Kalena da cidade de Porto União, neste domingo, 29 de julho, fez sua última apresentação cultural em praça público, sendo uma ação da Secretaria Estadual da Cultura de Santa Catarina.

O trabalho do grupo portuninese se iniciou no ano de 2015 ao fazer sua inscrição do projeto Edital de Chamamento Público 001/2016, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura, sendo destinado um recurso no valor de R$ 25 mil para levar a cultura polonesa as cidades de Piratuba, Treze Tílias, Caçador, Canoinhas e Porto União, através do projeto: “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”.

Foto: Anízio de Souza

Na oportunidade, o grupo Folclore Ucraniano Kalena fez várias apresentações nas praças de cada cidade, deixando assim, a sociedade conhecer melhor a cultura e os trajes. Foi feita também, a oficina de pêssankas, visando fortalecer o artesanato típico Ucraniano.

Depois de fazer as apresentações nas cidades de Piratuba, Treze Tílias, Caçador e Canoinhas, a última apresentação do circuito ocorreu na manhã de domingo na praça do Contestado, contando com a presença de muitas pessoas da comunidade que passava pela praça na divisa de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).

Para o diretor cultural do grupo Folclore Ucraniano Kalena, Vilson José Kotviski, tal projeto lhe permitiu levar um pouco da cultura da cidade de Porto União. “O projeto “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”, cujo objetivo fundamental é promover a valorização e fortalecimento da cultura do Vale do Contestado, por meio da integração entre os grupos folclóricos existentes, em um circuito de eventos promovidos em praças públicas, trouxe visibilidade da cultura regional e fortalecimento do turismo cultural”, destacou Kotviski.

Vale enfatizar que todas as apresentações feita nas cidades no projeto “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”, foram gratuitas e em local público.

Nesta parceria de “Valorização e Integração das Etnias do Vale do Contestado”, o grupo de Porto União pode contar com a confecção de um banner que colocado para a divulgação junto com a Secretaria Estadual da Cultura de Santa Catarina, Ministério da Cultura, Federação Catarinense de Cultura (FCC), Ponte de Cultura, Cultura Viva e Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

Foto: Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]