Aeroporto José Cleto já está liberado para voos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aeroporto José Cleto já está liberado para voos


26 de novembro de 2018

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Com investimentos próximos de R$ 1 milhão, as obras de recuperação do Aeroporto Municipal de União da Vitória – José Cleto – foram entregues na tarde desta sexta-feira, 23 de novembro, pelo prefeito em exercício, Bachir Abbas.

Às 18h foi comunicada que a pista já estava liberada, pois precisava de uma liberação por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Como pedimos que a pista fosse considerada impraticável para as obras, agora o processo é inverso. Já informamos à ANAC sobre a conclusão dos trabalhos e agora o tempo de liberação é deles” disse o secretário de Planejamento Clodoaldo Goetz. Ele é, inclusive, o gestor municipal do aeroporto por força de decreto municipal.

Bachir Abbas destacou a atenção da gestão para com todos os setores da sociedade. “Um município que pensa em desenvolvimento econômico, precisa de um aeroporto em condições de uso. Mas, antes disso, devemos pensar na importância deste aeroporto para as questões de segurança e saúde”, observou Bachir.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A recuperação do aeroporto de ampla importância regional iniciou em 24 de outubro, mas a empresa Engemass – Engenharia e Construção de General Carneiro (PR), concluiu o trabalho antes mesmo do prazo estipulado pela ordem de serviço, que era 10 de dezembro.

O valor global da ação é de R$ 997.147,65 e foi liberado por meio do processo licitatório 06/2018, processo nº 92/2018.

O pavimento novo de 814m, de fato, é mais curto que os anteriores 1.000m. Mas não está relacionado à economia, pois é fruto do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA) que foi realizado por empresa especializada.

Para chegar a essa definição de extensão da nova pista foram observados diversos fatores de segurança, entre os quais está a proximidade com o Morro do Cristo, por exemplo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “Aeroporto José Cleto já está liberado para voos”

  1. Claudio Lemes Louzada disse:

    Com pista de 814m de comprimento não é aeroporto, é um simples aeródromo com pouca ou nenhuma infraestrutura aeroportuária do século 21. Sua utilidade destina-se somente a aeronaves de 4 a 5 passageiros.
    Perde a cidade e entorno por não ter um aeroporto em condições de colocar a região no mapa e conexões das empresas aéreas regionais. Lamentável! Saudações,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]