União da Vitória se destaca em ações do PMAI para 2019 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

União da Vitória se destaca em ações do PMAI para 2019


30 de janeiro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

A Agência Paraná de Desenvolvimento encaminhou para a Prefeitura de União da Vitória, em janeiro, um relatório correspondente aos projetos definidos em conjunto e validados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Urbanismo. De acordo com o secretário Valter Cano, trata-se prioritariamente das ações que serão executadas neste ano de 2019 com relação ao Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI) de União da Vitória. “O PMAI visa o alinhamento de estratégias que permitam ao município, juntamente com a Agência Paraná de Desenvolvimento, realizar prospecção de negócios a médio e longo prazo para promoção do desenvolvimento local”, explicou Cano.

Por meio da metodologia do PMAI, é possível realizar uma análise abrangente das condições presentes no município, identificando suas vantagens e seus desafios para a atração de investimentos.

O programa é dividido em três grandes fases, onde, em cada uma delas, busca-se extrair informações chave que definem a estratégia de desenvolvimento. “Estas informações estão dispostas no estudo de maneira interconectada de forma que o objetivo central é formar um corpo conciso entre elas para possibilitar a proposição de estratégias de desenvolvimento voltadas à atração de investimentos”, explicou Valter.

A cada fase do projeto há um objetivo específico direcionado à melhoria do ambiente de negócios, em que a finalidade é o aumento da competitividade local na busca por novos investimentos.

A fase do desenvolvimento dos projetos é o ponto central deste trabalho em que todos os dados coletados e o conjunto de informações encontram o campo para que as ideias sejam provadas. “Busca-se nesta fase o envolvimento dos agentes locais e se espera que estes sejam os atores principais na aplicação dos projetos. Perseguindo literalmente o que se espera de um projeto, ou seja, começo, meio e fim, o sucesso do PMAI como um todo depende fundamentalmente da execução das ações propostas”, observa o secretário.

Em suma, o relatório propõe adensar a cadeia produtiva da erva mate em União da Vitória, pois apesar de ser um dos maiores produtores com erva de qualidade superior em relação à produzida em outras regiões, o município não possui a etapa de industrialização, perdendo oportunidades de agregação econômica ao produto.

Bem por isso, Cano tem trabalhado em conjunto com o secretário de Agricultura, Ney Kukla. “Apesar de União da Vitoria ter uma grande produção de folhas, a industrialização e comercialização da erva mate pronta para consumo é realizada em outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul”, destacou Kukla.

Para mudar essa realidade, novos passos foram definidos:

  • Gerar um relatório embasado em mapeamentos realizados por outras instituições no município;
  • Criar um plano de ação para identificar qual é, e onde estão localizadas as indústrias que mais compram erva-mate do município;
  • Criação de uma proposta de valor que contenha incentivos para atração de indústrias que transformam erva mate;
  • Plano de prospecção para indústrias produtoras de fora do Estado;
  • Visitas às empresas-alvo;
  • Elaboração, em conjunto com profissionais de outras instituições (EMATER, Secretaria de Agricultura, etc.), do projeto estratégico para desenvolvimento da atividade de produção no município (incentivos à produção de erva-mate: ao produtor, assistência técnica e políticas públicas);
  • Elaboração de evento para fomento do setor ervateiro em União da Vitória (com estandes para empresas atraídas).

 

Outras propostas do PMAI

 

Em paralelo, pretende-se criar estratégia abrangente de promoção comercial do município para contemplar todos os aspectos relevantes que influem no marketing local, desde as campanhas de divulgação até a revisitação da infraestrutura relacionada a este tema.

Ainda de acordo com o relatório, que foi considerado muito positivo pelo prefeito Santin Roveda, União da Vitória possui outras potencialidades, como apelos turísticos a serem explorados e os diversos projetos para reposicionamento estratégico, sendo eles de caráter estrutural, urbanístico e comercial.

As propostas além do objeto erva-mate formam uma lista de entregas principais:

  • Organização de eventos com foco esportivo;
  • Criação de um calendário anual de feiras e simpósios;
  • Reativação e organização de programação para ocupação do centro de eventos do município;
  • Iniciar conversações com as empresas aéreas sobre a abertura de trechos e linhas para o município;
  • Viabilização de projetos de investimentos na área hoteleira;
  • Criação de proposta de valor para atração de investimentos na área hoteleira.

O projeto também tem a finalidade de criar ações para fortalecimento do ecossistema tecnológico do município. Já está em andamento a constituição do parque tecnológico, no entanto há a necessidade de criar projetos para maior fomento das atividades do parque.

Isso porque há uma forte intenção no município para a criação de parque tecnológico; tais com o a estrutura de faculdades e produção de conhecimento das condições para desenvolvimento de projetos desta natureza.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]