Uniguaçu realiza 26ª Semana Pedagógica » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Uniguaçu realiza 26ª Semana Pedagógica


1 de fevereiro de 2019

A equipe de docentes da Uniguaçu se reuniram na noite de segunda-feira, 28, para oficializar o início da 26ª Semana Pedagógica, que teve como tema; “Desafios do Ensino Superior para o Século XXI”. A abertura foi realizada pela Diretora Geral da Uniguaçu, professora Marta Borges Maia, no Salão Nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.

O Coordenador Acadêmico, professor Atílio A. Matozzo, explanou sobre as atividades constantes na semana de capacitação e também falou sobre o Programa Smart Uniguaçu, que envolve processos tecnológicos, metodologias de ensino e formação continuada dos professores. Na sequência, o Superintendente das Coligadas UB, professor Edson Aires da Silva, comentou sobre o cenário atual das Instituições de Ensino e também explanou sobre as novidades deste novo ano letivo. Dando segmento, o Procurador e Pesquisador Institucional da Uniguaçu, professor Daniel Gonzales, apresentou dados relacionados a Instituição. Após o intervalo, os colegiados começaram a apresentar as Práticas Exitosas de cada curso para todos os professores.

Foto: Comunicação Uniguaçu

A segunda noite foi voltada à plataforma Smart Uniguaçu, onde o professor Atílio Matozzo explicou que este é um programa que busca resultados de aprendizagem, visando a aprendizagem significativa em que o foco principal é fazer com que os acadêmicos levem os ensinamentos para a vida e o foco é na aprendizagem colaborativa entre professores e acadêmicos, servindo como estratégias pedagógicas. A biblioteca virtual está entre algumas novidades para este ano, que conta com mais de dez mil títulos disponíveis, fazendo com que os estudantes tenham mais facilidade e interatividade. Logo após a explanação, os professores se dirigiram até os laboratórios de informática onde tiveram um Workshop sobre a plataforma Smart e como ela funcionará.

Dando continuidade as atividades, a terceira noite contou com o Workshop – Implementação de Atividades Práticas Supervisionadas (APS) e Projeto Integrador – experiências, vivências e dicas, realizado pelo Prof. Ms. Paulo Henryque Cayres. Ele apresentou ideias para execução de APS e Projetos Integradores, falando também da importância de usar as metodologias ativas, enfatizando o papel do docente e a relevância do engajamento para novos desafios.

Foto: Comunicação Uniguaçu

Finalizando a 26ª Semana Pedagógica houve a continuação da apresentação dos docentes sobre as Práticas Exitosas e Inovadoras. Em seguida, houve um momento de descontração sobre os “Tipos de Professores! Qual é o meu afinal?”. O foco da semana foi lembrar a todos da qualidade do ensino presencial aliado com a força da implantação das novas tecnologias. A integração, capacitação e reuniões de colegiados ocorreram durante toda a semana, preparando todos para o retorno letivo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]