Balsa entre Bituruna e Cruz Machado volta a funcionar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Balsa entre Bituruna e Cruz Machado volta a funcionar


19 de fevereiro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

A comunidade das cidades de Bituruna e Cruz Machado, festejaram muito nessa segunda-feira, 18 de fevereiro, quando na localidade de Santo Augusto, o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, junto ao prefeito de Cruz Machado, Euclides Bibi Pasa, realizaram a entrega do documento da Marinha do Brasil para a liberação da balsa Palmeirinha, que faz ligação de Bituruna para Cruz Machado.

O ato de liberação e de primeira travessia ocorreu momentos após colocação do documento da Marinha do Brasil na embarcação, fazendo com que a comunidade economize tempo e dinheiro para ir de um lado ao outro. Com a balsa paralisada devido a uma ampla reforma por parte da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e de uma empresa que venceu o processo de licitação, a população tinha que percorrer mais de 100 quilômetros de Bituruna até Cruz Machado.

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

O prefeito Claudinei de Paula Castilho em entrevista para a Rádio Colmeia na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, destacou a liberação e o apoio do ex-deputado Federal Valdir Luiz Rossoni, ao conseguir junto a Copel, o recurso para a reforma de várias balsas.

 

 

A história teve fim:

Foto: Gabriely Fersch

As balsas de Bituruna e Cruz Machado foram lacradas no mês de novembro de 2017, quando a Marinha do Brasil constatou vários erros e falta de segurança para os passageiros. Depois disso, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) fez um processo licitatório para a recuperação das balsas. Uma empresa do litoral de São Paulo foi à vencedora do processo e fez a recuperação.

No dia 13 de agosto de 2018, o Tenente Oliveira esteve em Cruz Machado e em Bituruna para fazer uma verificação para a liberação, mas devido à falta de alguns itens de segurança, elas não foram liberadas. Agora com a nova data de verificação no mês de novembro de 2018, a comunidade e as Prefeituras esperam que esteja tudo dentro das normas para as balsas serem liberadas. No final de 2018, a Marinha do Brasil fez a liberação da balsa da cidade de Porto Vitória e uma balsa de Bituruna, mas a principal que era de Palmeirinha, ainda faltava documentação para ser liberada.

No início de 2019, a Marinha do Brasil foi cobrada por parte das Prefeitura de Bituruna e Cruz Machado sobre a documentação, e na oportunidade, a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia contatou a Marinha do Brasil em Foz do Iguaçu, em que na época, destacaram que a equipe de fiscalização tinha muitos laudos para serem revisados e que isso poderia levar um bom tempo.

Em janeiro, a população de Bituruna e Cruz Machado realizaram um ato de protesto. Na cidade de Cruz Machado, a ato teve início na frente da Prefeitura e terminou em uma carreata até o ponto da balsa. Já em Bituruna, o ato ocorreu onde ficava a balsa.

Para finalizar a história da balsa da Palmeirinha, a Marinha do Brasil enviou o documento de liberação a Prefeitura nesta segunda-feira, 18.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]