Balsa entre Bituruna e Cruz Machado volta a funcionar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Balsa entre Bituruna e Cruz Machado volta a funcionar


19 de fevereiro de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

A comunidade das cidades de Bituruna e Cruz Machado, festejaram muito nessa segunda-feira, 18 de fevereiro, quando na localidade de Santo Augusto, o prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, junto ao prefeito de Cruz Machado, Euclides Bibi Pasa, realizaram a entrega do documento da Marinha do Brasil para a liberação da balsa Palmeirinha, que faz ligação de Bituruna para Cruz Machado.

O ato de liberação e de primeira travessia ocorreu momentos após colocação do documento da Marinha do Brasil na embarcação, fazendo com que a comunidade economize tempo e dinheiro para ir de um lado ao outro. Com a balsa paralisada devido a uma ampla reforma por parte da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e de uma empresa que venceu o processo de licitação, a população tinha que percorrer mais de 100 quilômetros de Bituruna até Cruz Machado.

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

O prefeito Claudinei de Paula Castilho em entrevista para a Rádio Colmeia na manhã desta terça-feira, 19 de fevereiro, destacou a liberação e o apoio do ex-deputado Federal Valdir Luiz Rossoni, ao conseguir junto a Copel, o recurso para a reforma de várias balsas.

 

 

A história teve fim:

Foto: Gabriely Fersch

As balsas de Bituruna e Cruz Machado foram lacradas no mês de novembro de 2017, quando a Marinha do Brasil constatou vários erros e falta de segurança para os passageiros. Depois disso, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) fez um processo licitatório para a recuperação das balsas. Uma empresa do litoral de São Paulo foi à vencedora do processo e fez a recuperação.

No dia 13 de agosto de 2018, o Tenente Oliveira esteve em Cruz Machado e em Bituruna para fazer uma verificação para a liberação, mas devido à falta de alguns itens de segurança, elas não foram liberadas. Agora com a nova data de verificação no mês de novembro de 2018, a comunidade e as Prefeituras esperam que esteja tudo dentro das normas para as balsas serem liberadas. No final de 2018, a Marinha do Brasil fez a liberação da balsa da cidade de Porto Vitória e uma balsa de Bituruna, mas a principal que era de Palmeirinha, ainda faltava documentação para ser liberada.

No início de 2019, a Marinha do Brasil foi cobrada por parte das Prefeitura de Bituruna e Cruz Machado sobre a documentação, e na oportunidade, a equipe de jornalismo da Rádio Colmeia contatou a Marinha do Brasil em Foz do Iguaçu, em que na época, destacaram que a equipe de fiscalização tinha muitos laudos para serem revisados e que isso poderia levar um bom tempo.

Em janeiro, a população de Bituruna e Cruz Machado realizaram um ato de protesto. Na cidade de Cruz Machado, a ato teve início na frente da Prefeitura e terminou em uma carreata até o ponto da balsa. Já em Bituruna, o ato ocorreu onde ficava a balsa.

Para finalizar a história da balsa da Palmeirinha, a Marinha do Brasil enviou o documento de liberação a Prefeitura nesta segunda-feira, 18.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto União divulga progração do Encantos de Natal

A Prefeitura de Porto União divulgou a programação oficial do Encantos de Natal 2025, que acontece entre os dias 6 e 21 de dezembro. Neste ano, o município traz uma novidade importante: a decoração natalina passa a ser patrimônio da cidade, adquirida pela administração em etapas anuais. A mudança coloca fim à locação de enfeites, […]

Bombeiros Militar de Porto União celebra entrega de equipamentos, promoções e formatura

A noite desta quarta-feira foi marcada por emoção, reconhecimento e importantes conquistas durante a solenidade de Entrega de Equipamentos, Promoção de Praças e Comunitários e Formatura dos Programas Sociais Bombeiro Mirim e Juvenil, realizada pela Organização de Bombeiros Militar de Porto União. O evento iniciou às 19h e reuniu mais de 1.000 pessoas, entre autoridades […]

61º Aniversário de Porto Vitória movimenta município

As comemorações pelo 61º aniversário de Porto Vitória movimentam a cidade neste fim de semana com mais uma edição especial da tradicional Feira da Lua, realizada na Rua Pedro Scheid, em frente aos Correios. A programação começa hoje, com a abertura oficial às 18h, seguida de um show da Banda Tulipa às 19h, marcando o […]