Aplicativo “Poupe-up” é lançado em Bituruna » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aplicativo “Poupe-up” é lançado em Bituruna


28 de março de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Educação financeira, empreendedorismo e inovação, esses são os três pontos principais do projeto Empreende Bituruna – Material Escolar, que promove a compra do kit escolar para cerca de 1.500 alunos da rede municipal de ensino. A aquisição do material através da compra vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação e Cultura, em parceria com o Sebrae desde 2018 e substitui a entrega num pacote de presente. O projeto iniciou de forma analógica no ano passado e na noite dessa terça-feira, 26 de março, a Prefeitura de Bituruna lançou o aplicativo “Poupe-up”, onde os estudantes vão poder comprar online seus itens.

A plataforma funcionará como banco virtual e e-commerce onde será depositada a moeda fictícia chamada de Bituruneca. A professora Giselle Cusin explica que os alunos vão conquistar suas moedas através da realização de atividades em sala de aula, frequência escolar, leitura e outras ações de acordo com a faixa etária. “Essa iniciativa busca promover nos alunos a noção de trabalho e recompensa, planejamento e disciplina financeira, cuidado com os bens adquiridos e mecanismos de troca”, conta a coordenadora do projeto. A plataforma está disponível para celulares Android e na versão web. Os alunos que não possuem acesso em casa podem utilizar o computador da escola para realizar a compra.

O prefeito de Bituruna, Claudinei de Paula Castilho, prestigiou o lançamento e destacou que esta é a forma de inserir a tecnologia na vida das crianças oferecendo conteúdo de qualidade. “Toda a equipe envolvida no projeto está de parabéns por desenvolver algo que é um sucesso, as primeiras crianças que tiveram acesso já gostaram muito, e que vai possibilitar que os pais acompanhem de casa a vida escolar de seus filhos”. O Poupe-up tem um espaço para que os professores coloquem observações sobre o desenvolvimento e participação do aluno. O aplicativo foi desenvolvido em 2018 na maratona de programação Hackathon Bituruna, com a participação de mais de 80 acadêmicos da área de tecnologia. O grupo vencedor realizou o treinamento dos professores e servidores que vão utilizar a plataforma.

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

A primeira aluna a comprar seu kit escolar foi Amanda Schultz, que estava muito ansiosa. “Estou encantada com esse projeto inovador, pois os alunos vão poder poupar e utilizar seu dinheiro da melhor forma e sei que as outras crianças não veem a hora de ver seu saldo”, disse a estudante da Escola Municipal Paulo Roberto Geyer. A concretização do projeto contou com o apoio do Sebrae através do Cidade Empreendedora e o representando do escritório regional de União da Vitória, Wilson Luis Petisco, acompanhou o lançamento e elogiou a iniciativa pioneira na região. “A educação financeira em Bituruna é o novo patamar. Foi um avanço fantástico o aplicativo que ensina e incentiva que eles empreendam desde crianças”.

Estão disponíveis itens básicos como cadernos, caneta, lápis, régua, borracha, massinha e tinta guache, e a novidade são as mochilas e estojos. Esses novos itens terão um valor mais alto e unidades limitadas, incentivando o aluno a acumular mais Biturunecas. Também participaram do evento as secretárias de Educação, Niucelene Isoton, Indústria e Comércio, Raquel Dalmas, Desenvolvimento Comunitário, Adriana Nhoatto, servidores da Educação, pais e alunos.

Foto: Comunicação Prefeitura de Bituruna

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]