Santin e Bachir participam da Marcha dos Prefeitos em Brasília » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Santin e Bachir participam da Marcha dos Prefeitos em Brasília


9 de abril de 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Ao sair da reunião com o Presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia Paulo Guedes no início da tarde desta terça-feira, 09 de abril o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda, e o vice-prefeito, Bachir Abbas, falaram sobre a agenda. Ambos estão na Marcha dos Prefeitos na capital federal em busca de rediscutir a redistribuição da arrecadação federal.

Santin Roveda disse que Paulo Guedes fez uma explanação que aponta valores na casa de 65% de toda a arrecadação do Brasil, retida em Brasília. Estados e municípios têm de se “virar” com apenas um 1/3 de todo o valor dos tributos. Ao passo que outras duas partes ficam na capital do país.

“A intenção não é que a reforma seja feita gradualmente”, explica. O prefeito cita a intenção do governo federal de inverter a proporção dos repasses. A exploração do pré-sal deve entrar nesta redistribuição. “Para que os prefeitos tenham o mínimo possível de recursos para conseguir administrar”, ressalta.

De momento, Santin Roveda destaca que as ações veêm ocorrendo por conta de parcerias. A união de entidades, gestores públicos, por meio de empreendedorismo, têm buscado dar o suporte que falta via investimentos públicos. Disso, segundo ele, a importância de que o governo federal, realmente, mude a distribuição dos tributos deixando maior fatia aos estados e municípios e menor para Brasília.

“Temos de brigar pelo direitos das cidades”, completa o vice-prefeito, Bachir Abbas. Segundo ele, há um entendimento do Presidente Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes sobre a discussão do pacto federativo e as mudanças necessárias que estão na pauta de discussões dos prefeitos. “Onde tudo acontece? Nas cidades”, observa.

Bachir Abbas analisa de que até a constituição de 1988 os repasses eram maiores. Atualmente, o percentual de 30 a 35%, que volta em investimentos para os municípios, não é suficiente para arcar com os custos de saúde, educação e demais necessidades dos cidadãos.

A Marcha dos Prefeitos tem este objetivo. Discutir maior fatia de repasse de recursos dos tributos arrecadados aos municípios. O discurso é unânime no sentido de que o governo federal precisa se posicionar e rever essa divisão no chamado Pacto Federativo e, a avaliação após a agenda com Bolsonaro e Guedes é de que o governo federal está sensível às discussões.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


17ª Festa do Steinhaeger e do Xixo marca novo momento

Imagem de reprodução A Rádio Colmeia recebeu na manhã desta sexta-feira o empresário Vanderlei Stiegler, presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto União (ACIPU) e responsável pela organização da 17ª edição da Festa Internacional do Steinhaeger e do Xixo. Em entrevista, Vanderlei destacou diversos aspectos da festa que está em uma nova fase. Segundo […]

Deputados defendem autonomia de produtores de fumo em Santa Catarina

Imagem de reprodução Responsável por cerca de 20% da produção nacional de fumo, Santa Catarina reúne aproximadamente 55 mil famílias que dependem diretamente do cultivo, manejo e venda do tabaco. Apesar da expressiva participação no setor, muitos produtores relatam há anos um problema que afeta diretamente sua renda: a falta de participação no processo de […]

20ª Cantata de Natal da Escola Hilda Melo acontece hoje

A magia do Natal tomará conta da Praça Coronel Amazonas nesta quarta-feira, 10, às 19h30, com a apresentação da 20ª Cantata de Natal da Escola Municipal Hilda Melo, um evento que já se consolidou como uma das mais emocionantes tradições da educação municipal de União da Vitória.Marcada pela participação de alunos, professores e toda a […]